Dissertação em Psicologia Clínica Sistémica e da Saúde

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040369
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
27.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os/as estudantes  devem ter adquirido as competências teóricas em psicologia clínica sistémica e da saúde, através da realização das unidades curriculares obrigatórias do 1º ano do curso de mestrado.

Métodos de Ensino

Metodologia de ensino: a. Tutorial com orientação sistemática das actividades que foram devidamente planificadas e cuja implementação é estruturada através de um cronograma cujo cumprimento o/a estudante deve seguir rigorosamente; b. Seminários de discussão alargada no início de cada nova etapa sinalizada nos conteúdos.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: Proporcionar o contacto sistemático com a investigação, através da realização do projeto de investigação, conduzindo o/a mestrando/a a familiarizar-se com a pesquisa aplicada no domínio da intervenção e avaliação sistémicas em contextos clínicos e de saúde. Aplicar os princípios básicos da investigação em sistémica, bem como dominar os intrumentos estatísticos básicos para análise de dados. Desenvolver no estudante uma “atitude de investigação” no exercício profissional.

Resultados de aprendizagem/competências: o/a estudante deve ser capaz de: 1) formular um problema de investigação coerente com a perspectiva sistémica; 2) conceber os objetivos e o design de investigação; 3) recolher dados, tratá-los, analisá-los, interpretá-los; 4) produzir um texto científico de apresentação dos resultados da investigação em formato de artigo e de acordo com as Normas da APA; e 5) saber apresentar e discutir oralmente os resultados da investigação.   

Estágio(s)

Não

Programa

1. Conceptualização e planificação de um projecto de investigação empírica nas suas diferentes etapas, consonante com o modelo sistémico em termos de conteúdos e metodologia – princípios e regras de investigação; aspectos éticos e deontológicos.

2. Implementação do projecto: a) elaboração do enquadramento teórico de acordo com principios de pesquisa bibliográfica orientada/focada e sua revisão crítica; b) definição do protocolo de recolha de dados e definição da amostra respeitando os instrumentos de avaliação em investigação; c) recolha de dados, construção da base de dados e inserção de dados; d) tratamento e análise de dados; e) leitura e interpretação dos resultados mantendo uma leitura compreensiva interacional e sistémica f) articulação de resultados empíricos com informação bibliográfica (teórica e empírica).

3. Redacção do texto final respeitando as normas de escrita científica.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Pais Rodrigues Fonseca Relvas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação escrita (dissertação) do produto da investigação e sua discussão oral em provas públicas com júri: 100.0%

Bibliografia

Almeida, L. S., & Freire, T. (2008). Metodologia da investigação em Psicologia e Educação (5ª Ed.). Psiquilíbrios.

American Psychological Association (2019). The Publication Manual of the American Psychological Association (7th Ed.). Author.

Heatherington, L., Friedlander, M.L., Diamond, G.M., Escudero, V., & Pinsof, W.M. (2015). 25 years of systemic therapies research: Progress and promise. Psychotherapy Research, 25, 348–364.

Miller, R. B., & Johnson, L. N. (2014). Advanced methods in family therapy research: A focus on valitdity and change. Routledge.

Pallant, J. (2003). SPSS survival manual: A step by step guide to data analysis using SPSS for Windows. Open University Press.

Tashakkori, A. & Teddlie, C. (2003). Handbook of mixed methods in social and behavioral research. Sage Publications.

Stanton, M., & Welsh, R.(2012). Systemic thinking in couple and family psychology research and practice. Couple and Family Psychology: Research and Practice, 1(1), 14-30.