Seminário em Investigação Sistémica e Análise de Dados

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040358
Área Científica
Outros
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de estatística descritiva e inferencial, assim como noções básicas de metodologia de investigação em ciências sociais e humanas, sobretudo no âmbito da Psicologia.

Métodos de Ensino

Esta u.c. pretende acompanhar a par e passo a implementação do trabalho de investigação do/a estudante focando-se, como o nome indica, na aplicação guiada de aspetos metodológicos e análise de dados. Assim, rege-se pelo princípio de “aprender-fazendo” e concretiza-se através de aula interativas - teórico-prático (expositivo) e aplicacionais, contemplando o treino de competências práticas e resolução de problemas, fazendo uso de software estatístico (e.g. SPSS, PROCESS), análise crítica de aplicações das diferentes técnicas e apresentação de resultados em tese/artigo.

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular (u.c.) pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre métodos e técnicas da investigação em Psicologia Sistémica Clínica e da Saúde (PS) e prática avançada de análise de dados, que desenvolvam uma postura crítica e integrativa da metodologia de investigação, e que aprendam sobre as especificidades conceptuais, processuais, analíticas e éticas da investigação em PS. As competências a adquirir incluem conhecer as etapas do processo de investigação e planeamento de um projeto, desenhos de investigação e métodos de amostragem. Nesta u.c. espera-se ainda que os alunos adquiram competências práticas de análise de dados, de raciocínio estatístico e capacidade para decidir e selecionar as técnicas mais apropriadas a distintos planos de investigação, competências de interpretação da informação obtida, e utilização de linguagem estatística de forma clara e correta, incluindo a sua escrita tendo por base as normas de publicação comummente aceites (e.g. APA).

Estágio(s)

Não

Programa

1.Fundamentos de metodologia de investigação em Psicologia Clínica Sistémica e da Saúde (PS): a) etapas do processo de investigação; b) tipos de desenhos de investigação: c) planeamento da amostra, métodos de amostragem e seleção de medidas; d) princípios éticos de investigação em PS; e) especificidades da investigação em PS.

2.Escrita científica e meios de disseminação de resultados: a) tipos e estrutura de documentos científicos; b) normas da APA e programas de gestão de referências.

3.Análise de dados/estatística e análise computorizada de dados; a) conceitos básicos de estatística descritiva e inferencialb) estatística descritiva e representação gráfica; c) estatística inferencial. Métodos paramétricos e não paramétricos univariados, bivariados e multivariados; d) psicometria. Análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória; e) modelação. Mediação e moderação e aplicações com software (SPSS e PROCESS).

4. Reportar resultados em documentos científicos

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Pais Rodrigues Fonseca Relvas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Teste individual, em sala de aula: 100.0%

Bibliografia

American Psychological Association. (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7.ª ed.). Washington, DC: Edição do autor.

 

Brough, P. (Ed.) (2019). Advanced research methods for applied Psychology: Design, analysis and reporting. New York, NY: Routledge.

 

Cooper, H. (Ed.). (2012). Handbook of research methods in psychology. Washington, DC: APA.

 

Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e prática. Coimbra: Almedina.

 

Field, A. (2017). Discovering statistics using SPSS (5th ed.). London: Sage Publications.

 

Hayes, A.F. (2013). Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis: A regression-based approach. New York, NY: Guilford Press.

 

Tabachnick, B., & Fidell, L. (2014). Using multivariate statistics (6th ed.). Harlow: Pearson Education.