Projeto de Dissertação em Psicologia Clínica Sistémica e da Saúde

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040320
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se a frequência, com aprovação, das unidades curriculares do 1º semestre do Mestrado em Psicologia Clínica Sistémica e da Saúde. O/A estudante deve ter bons conhecimentos de língua inglesa (leitura) considerando que muitas referências bibliográficas são em inglês.

Métodos de Ensino

Ensino teórico/prático com recurso a metodologias expositivas, ativas e orientação tutorial.

As metodologias ativas incluem a pesquisa, análise crítica e discussão de artigos científicos e de projetos de investigação. A partir de um conjunto de temas propostos pelas docentes do ciclo de estudos os/as alunos/a irão, com orientação tutorial, elaborar o projeto de investigação da sua dissertação de mestrado, seguindo o modelo de submissão de projetos à FCT. Este trabalho compõe 50% da avaliação, sendo os restantes 50% obtidos através da realização dum teste escrito.

Resultados de Aprendizagem

O/A estudante deve iniciar o processo de desenvolvimento de uma identidade de investigador e especialista na área, nomeadamente: i) adquirir conhecimentos sobre as especificidades da investigação na abordagem sistémica, nas vertentes clínica e da saúde; ii) adquirir competências para avaliar criticamente a produção científica e compreender a importância de suportar a sua prática profissional em conhecimentos empiricamente validados; iii) conseguir identificar problemas e objetivos de investigação sobre temáticas específicas da área; iv) incorporar competências metodológicas e de investigação na elaboração de projetos de investigação tendo como referência a perspetiva sistémica.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução: a) especificidades da investigação no contexto da abordagem sistémica; b) dilemas e controvérsias; c) normas e princípios éticos.

2. O projeto de investigação: a) etapas da elaboração de um projeto de investigação; b) elementos do projeto de acordo com o modelo de submissão da FCT (título, palavras-chave, sumário, estado da arte, objetivos, descrição detalhada, anexos, referências); c) temas de investigação em Psicologia Clínica Sistémica e da Saúde para enquadramento das dissertações.

3. Pesquisa, leitura e interpretação crítica de investigações na área (revisão sistemática de literatura, estudos empíricos recorrendo a metodologias quantitativas, qualitativas e mistas).

4. Redação de artigos científicos: a escrita científica de acordo com as normas da APA.

5. Redação do projeto de investigação. 

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Rama Seabra Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 40.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

Davies, M. B. (2007). Doing a successful research project: Using qualitative or quantitative methods. Palgrave Macmillan.

Heatherington, L., Friedlander, M. L. Diamond, G. M., Escudero, V., & Pinsof, W. M. (2015). 25 Years of systemic therapies research: Progress and promise. Psychotherapy Research, 25(3), 348-364.

Miller, Miller, R. B., & Johnson, L. N. (2014). Advanced methods in family therapy research: A focus on validity and change. Routledge.

Sprenkle, D. H., & Piercy, F. P. (2005). Research methods in Family Therapy. Guildford Press.

Stanton, M., & Welsh, R. (2012). Systemic thinking in couple and family psychology research and practice. Couple and Family Psychology: Research and Practice, 1(1), 14-30.

Sternberg, R. J. (Ed.) (2019). Guide to publishing in psychology journals (2nd. Ed.). Cambridge University Press.