Avaliação Sistémica e Familiar

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02040303
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se a frequência, com aprovação, das unidades curriculares do 1º semestre do Mestrado em Psicologia Clínica Sistémica e da Saúde. O/A aluno/a deve ter bons conhecimentos de língua inglesa (leitura) considerando que muitas referências bibliográficas são em inglês.

Métodos de Ensino

Ensino teórico/prático com recurso a metodologias expositivas e ativas. As metodologias ativas incluem a pesquisa, análise crítica e discussão de relatórios de avaliação e respetiva aplicação. Aplicação (simulada) dos diferentes métodos de avaliação e de redação de relatórios de avaliação.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: Adquirir conhecimento sobre as especificidades da avaliação clínica e da saúde numa abordagem sistémica e familiar. Saber definir os parâmetros da avaliação e como difere e pode ser articulada com a avaliação individual.

Competências: O/A aluno/a deve ser capaz de planear uma avaliação sistémica/familiar, em função dos objetivos da mesma, reconhendo as limitações e potencialidades dos diferentes métodos de avaliação e das respetivas ferramentas. Deve ainda saber redigir um relatório de avaliação sistémica e familiar, permitindo, se for o caso, a tradução da informação produzida num contributo útil e significativo para a intervenção.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A avaliação em Psicologia Sistémica: a) dilemas e controvérsias concetuais e metodológicas (relação avaliação individual/avaliação sistémica); b) objetivos e definição da unidade de análise; c) normas e princípios éticos.

2. Objeto/s da avaliação sistémica e familiar: a) processo terapêutico, resultados e processos de mudança; b) dinâmica/s e processos familiares normativos e disruptivos (e.g., parentalidade/s, conjugalidade/s); c) relação e interfaces entre contextos (e.g., familiar e social).

3. Métodos de avaliação sistémica: a) a entrevista com o sistema de referência ou com a família; b) ferramentas sistémicas de avaliação: genograma, mapa de rede e ecomapa; c) medidas de auto-relato (e.g., SCORE-15, COMPA, DSI, BFAS, CUTIC); d) medidas observacionais (e.g., SOFTA-o).

4. Relatórios de avaliação: redigir/organizar, articular, integrar e transmitir informação.

 5. Da avaliação à intervenção.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 30.0%
Trabalho de grupo - avaliação crítica de um artigo resultante da aplicação de um plano de avaliação sistémica: 30.0%
Planificação de uma situação de avaliação sistémica (objetivos, unidade de avaliação, métodos e intrumentos, resultados): 40.0%

Bibliografia

Relvas, A. P., & Major, S. (2014). Avaliação familiar: Funcionamento e intervenção (Vol. I). Imprensa da Universidade de Coimbra.

Relvas, A. P., & Major, S. (2016). Avaliação familiar: Vulnerabilidade, stress e adaptação (Vol. II). Imprensa da Universidade de Coimbra.

Sanderson, J., Kosutic, I., Garcia, M., Melendez, T., Donoghue, J., Perumbilly, S., Franzen, C. & Anderson, S. (2009). The measurement of outcome variables in couple and family therapy research. The American Journal of Family Therapy, 37, 239-257.

Sperry, L. (2019). Couple and family assessment. Contemporary and cutting-edge strategies. Routledge.

Thomlison, B. (2016). Family assessment handbook: An introduction and practical guide to family assessment (4th Ed.). Cengage Learning.

Williams, L., Edwards, T. M., Patterson, J. E., & Chamow, L. (2014). Essential assessment skills for couple and family therapists. The Guilford Press.