Terapia(s) Familiare(s)

Ano
1
Ano lectivo
2025-2026
Código
02040296
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

O/A aluno/a deve ter bons conhecimentos de língua inglesa (leitura) considerando que muitas referências bibliográficas são em inglês. 

Métodos de Ensino

Ensino teórico-prático com recurso a métodos expositivos, discussão sobre leituras específicas e materiais clínicos (e.g., vinhetas, vídeos, análise de casos clínicos), realização de exercícios práticos; trabalhos de grupo, articulados com métodos ativos (e.g., role-playing de pedidos de consulta e de sessões de terapia familiar, utilização de técnicas ativas - e.g., esculturas familiares, quadro-sonho, dramatização, matrioskas, brasão familiar) para treino de aplicação de técnicas/ferramentas e construção de leituras compreensivas.

Resultados de Aprendizagem

Enquadramento epistemológico e clínico das terapias familiares de 1ª ordem e terapia familiar numa perspetiva pós-moderna (de 2ª ordem) e narrativa, através da apresentação, treino e reflexão crítica dos modelos de referência que lhe estão associados.

Estudam-se as escolas da terapia familiar e a sua aplicação à intervenção clínica, identificando os principais contributos para a terapia familiar na atualidade.

Competências a desenvolver: Conhecer e avaliar criticamente, em termos teóricos e de processos de intervenção, as escolas e modelos de terapia familiar. Ser capaz de receber um pedido de consulta e de conduzir uma entrevista conjunta com a família, independentemente do modelo seguido. Conseguir utilizar e articular diferentes técnicas de avaliação e intervenção em terapia familiar, a fim de desenhar um processo de terapia conjunta e estruturar as respetivas sessões. Avaliar criticamente a aplicabilidade, objetivos, potencialidades destas intervenções terapêuticas. 

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução: Mapa evolutivo das terapias familiares - unidade e diversidade. Aparecimento e enquadramento científico e clínico. A TF em Portugal.

1. Pioneiros, teorias do funcionamento familiar e modelos de aplicação: a) Terapia Familiar Estrutural (S.Minuchin); b)Terapia Familiar Estratégica (Mental Research Institute/MRI); c) Terapia Familiar da Escola de Milão (M.Palazzoli); d) Terapia Familiar Transgeracional (M.Bowen); e) outros modelos (e.g., Experiencial).

2. Implicações na praxis: a) processo terapêutico e pedido de consulta de TF; b) sessão (setting e componentes; entrevista conjunta:regras gerais e aspetos particulares).

3. Técnicas e instrumentos de Avaliação e Intervenção.

4. Pressupostos da Terapia Familiar Contemporânea - construtivismo e construcionismo social - Terapia Familiar na Era Pós-moderna.

Terapias Familiares Breves e Terapias Colaborativas Conversacionais: a)Terapia Narrativa (M. White); b) Terapia Centrada nas Soluções (Steve de Shazer)

O modelo integrativo.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Madalena Santos Torres Veiga Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Roleplay: 20.0%
Realização de podcast áudio relativo aos conteúdos da unidade curricular – trabalho individual : 30.0%
Com base na análise de um caso clínico, elaborar uma compreensão sistémica (hipótese/s sistémica/s) e formular um plano de intervenção sistémica em articulação com a respetiva hipótese compreensiva, no âmbito de um trabalho de Project Based Learning (PBL) que envolve outras unidades curriculares - trabalho em grupo: 50.0%

Bibliografia

Bowen, M. (1978). Family therapy in clinical practice. Jason Aronson.

Gonçalves, M. M. (2008). Terapia centrada nas soluções. Psiquilíbrios.

Gouveia-Pereira, M., & Miranda, M. P. (2021). Manual de terapia familiar - Teoria, avaliação e intervenção sistémica. Pactor.

Gurman, A. S., & Kniskern, D. P.(2014). Handbook of family therapy. Routledge.

Minuchin, S. (2012). Families and family therapy. Routledge.

Nichols, M.P., & Schwartz, R. C. (2004). Family therapy: Concepts and methods. Allyn & Bacon.

Palazzoli, M. S, Boscolo, L., Cecchin, G., & Prata, G. (1978). Paradox and counterparadox. Jason Aronson.

Relvas, A. P., Alarcão, M., & Pereira, G. (2013). Family and systems therapy and training in Portugal. Contemporary Family Therapy, 35(2), 296-307.

Sexton, T. L., & Lebow, J. (Editors) (2016). Handbook of family therapy: The science and practice of working with families and couples. Routledge.