Terapia de Casal

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02040285
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se a frequência com aprovação nas seguintes u.c.s do 1º ciclo de estudos: Psicologia da Família (optativa) e Psicologia Cínica e da Saúde. O/A aluno/a deve ter bons conhecimentos de língua inglesa (leitura) considerando que muitas referências bibliográficas são em inglês. 

Métodos de Ensino

Ensino teórico-prático com recurso a métodos expositivos, discussão sobre leituras específicas e materiais clínicos (p.ex. vinhetas, vídeos) articulados com métodos activos (e.g., role-playing, esculturas) para treino de aplicação de técnicas.

Resultados de Aprendizagem

São objetivos da u.c., de ensino teórico-prático, a aquisição de capacidades de compreensão do sistema casal e de intervenção com casais, através do treino e reflexão crítica.

Competências:

- Reconhecer as especificidades desta modalidade de terapia familiar, em termos das leituras compreensivas da conjugalidade e da intervenção clínica

- Reconhecer a importância da etapa do ciclo vital do casal para a compreensão do disfuncionamento conjugal

- Identificar questões da psicopatologia no casal

- Desenvolver aptidões de avaliação clínica do funcionamento conjugal

- Conhecer instrumentos de avaliação clínica e empírica da conjugalidade

- Conhecer os principais modelos clássicos e modelos pós-modernos de terapia de casal

- Ser capaz de orientar uma sessão de terapia com o casal, aplicando um protocolo adequado

- Reconhecer áreas específicas de intervenção em terapia de casal

- Reconhecer as particularidades da intervenção na sexualidade em terapia de casal

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução

1. Casal: a) definições (evolução, complexidade, paradoxalidade); b) conjugalidades e diversidade; c) o ciclo evolutivo do casal; d) resiliência e vulnerabilidades, factores de proteção/risco da conjugalidade.

2. Avaliação da conjugalidade: a) entrevista clínica; b) métodos quantitativos (uso clínico/investigação); c) investigação empírica relevante.        

3. Psicopatologia no casal e distorções comunicacionais.

4. Terapia de Casal: a) TC-uma modalidade da terapia familiar; b) definição e indicações; c) modelos clássicos (P.Caillé; M.Elkaïm; A.Canevaro); d) especificidades no contexto das terapias de 2ª ordem; e)TC com um indivíduo;f) propostas de protocolo terapêutico.

5. Programas de Intervenção (e.g.,Terapia de Casal Focada nas Emoções): a) conteúdos, potencialidades e limitações; b) investigação empírica relevante.Eficácia e resultados.

6. Situações particulares (homoconjugalidade; infidelidade; casais em famílias reconstituídas; casais com PI alcoólico; violência conjugal).

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho individual com apresentação na sala de aula sobre as temáticas do programa: 40.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

Brown, J.(2019).The potent cocktail of love, intimacy, sex, and power: an assessment pyramid for couples therapy. Sexual and Relationship Therapy.

Hardy, N. R., & Fisher, A. R. (2018). Attachment Versus Differentiation: The Contemporary Couple Therapy Debate. Family Process, 57(2), 557–571.

Moser, M. B., Dalgleish, T. L., Johnson, S. M., Lafontaine, M., Wiebe, S. A., & Tasca, G. (2016). Changes in Relationship-specific Romantic Attachment in Emotionally Focused Couple Therapy. Journal of Marital and Family Therapy, 42(2), 231–245.

Narciso, I., & Ribeiro, M. T. (2009). Olhares sobre a Conjugalidade.Coisas de Ler.

Tatkin, S. (2011). Wired for Love. Oakland, New Harbinger Publications.

Vanhee, G., Lemmens, G. M. D., Moors, A., Hinnekens, C., & Verhofstadt, L. L. (2018). EFT-C’s Understanding of Couple Distress: an Overview of Evidence From Couple and Emotion Research. Journal of Family Therapy, 40, 24-44.