Fundamentos da Psicologia Clínica Sistémica (Teoria e Investigação)

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02040268
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se a frequência com aprovação nas u.c. do 1º ciclo de estudos de Psicologia da Família (optativa) e Psicologia Clínica e da Saúde. O aluno deve ter bons conhecimentos de língua inglesa (leitura) considerando que muitas referências bibliográficas são em inglês.

Métodos de Ensino

Ensino teórico/prático com recurso a metodologias expositivas e ativas (e.g., role-play, debates, dinâmicas de grupo, análise de vídeos), fomentando sempre a articulação entre conteúdos teóricos e a sua aplicação, através da realização de exercícios reflexivos; no cronograma da u.c. no final de cada módulo é consagrada uma aula para aplicação integrada dos conteúdos trabalhados previamente. Todo o material é fornecido antecipadamente à lecionação das aulas, com o objetivo de estimular a pesquisa, o pensamento crítico e a auto-aprendizagem dos/as estudantes fora das aulas. 

Resultados de Aprendizagem

Objetivos: Conhecimento e compreensão crítica dos pressupostos teóricos e conceitos subjacentes à Psicologia e Psicopatologia Sistémica, bem como da evidência científica que a suporta. Implicações na avaliação e intervenção.

 Resultados da aprendizagem: ser capaz de 1) identificar um sistema enquanto a) objeto de compreensão/intervenção e b) de o descrever em termos estruturais e funcionais; 2) analisar o seu funcionamento, processos de comunicação, perspetivar a mudança; 3) avaliar condições psicopatológicas em termos relacionais e ecossistémicos; 4) desconstruir problemas em termos de visões múltiplas e de os reenquadrar; 5) construir hipóteses sistémicas e, a partir daí, identificar abordagens terapêuticas; 6) analisar criticamente a evidência empírica no domínio e retirar implicações.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Paradigma sistémico/bases teóricas: a)Teoria dos Sistemas. Definição, propriedades e estrutura dos sistemas; b)Cibernética(s). Funcionamento e mudança nos sistemas. A evolução da metáfora cibernética e articulação com os paradigmas construtivista e construcionista; c)Pragmática da Comunicação Humana. Princípios gerais, axiomática e distorções.

2. Paradigma sistémico/conceitos: a) complexidade e interação; b)mudança, visões múltiplas e reenquadramento.

3. Psicopatologia ecossistémica: a) conceitos e aplicação; b)formação, valor e função do sintoma.

4.  Implicações do paradigma sistémico na avaliação e intervenção: a) a hipótese sistémica.

5. Evidência científica: a) validação empírica da terapia sistémica e familiar; b) estudos de eficácia e de processo. Meta-análises e estudos de revisão sistemática; c) estudos sobre os fatores comuns em terapia e o caso particular da terapia sistémica e familiar. 

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de grupo com apresentação na sala de aula sobre as temáticas do programa: 40.0%
Trabalho individual com carácter de continuidade no qual analisam de modo crítico e teoricamente fundamentado os exercícios práticos e conteúdos abordados nas aulas (portfolio): 60.0%

Bibliografia

Borcsa, M., & Stratton, P. (2016). Origins and originality in family therapy and systemic practice. Springer.

Morin, E. (2017). Introdução ao pensamento complexo (6ª Ed.). Instituto Piaget.

Pereira, R. & Linares, J. (2018). Clinical interventions in systemic couple and family therapy. Springer.

Relvas, A. P. (2000). Por detrás do espelho. Da teoria à terapia com a família. Quarteto.

Relvas, A. P. (2000). Psicopatologia do desenvolvimento e contexto familiar: Perspectiva sistémica. In I. Soares (coord.), Psicopatologia do desenvolvimento: Trajectórias (in)adaptativas ao longo da vida (pp. 435-468). Quarteto Editora.

Sprenkle, D., Davis, S., & Lebow J. (2009). Common Factors in Couple and Family Therapy: The Overlooked Foundation for Effective Practice. Guilford.

Vilaça. M., & Relvas, A. P. (2014). The State of the Art in Family Therapy Research: What Works? How it Works? International Journal of Social Sciences Studies, 2, 10-19.