Maus tratos na infância: conceptualização e intervenção
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2023-2024
02040210
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Metodologias expositivas
Visionamento e discussão de documentos filmados
Apresentação e discussão de casos.
Trabalhos de grupo
Resultados de Aprendizagem
Objetivos de ensino:
- Identificar os diferentes tipos de maus tratos perpetrados a crianças e reconhecer a especificidade inerente a cada um deles
- Perceber a dinâmica relacional do fenómeno maus tratos, o seu impacto no desenvolvimento do cérebro e os seus efeitos pervasivos ao nível do desenvolvimento da criança
- Conhecer os contornos legais e os desafios terapeuticos do acolhimento residencial
Objetivos de aprendizagem: no final da uc pretende-se que os/as estudantes:
- Desenvolvam competências de avaliação e diagnóstico de situações de maus tratos
- Conheçam estratégias e programas de prevenção e intervenção com vítimas de maus tratos na infância
- conceptualizem intervenções específicas nas dinâmicas das Casas de Acolhimento que recebem crianças vítimas de maus tratos, no sentido de as tornar mais protectoras e mais terapêuticas
Estágio(s)
NãoPrograma
- O conceito de criança maltratada
- Perspectivas ecológica e desenvolvimental da criança maltratada
- Tipos de maus tratos e impacto desenvolvimental: Maus tratos físicos e psicológicos; Negligência; Abuso sexual; Exposição à violência doméstica; Síndrome de Munchausen por procuração
- O distúrbio do desenvolvimento pós-traumático: proposta de uma nova categoria diagnóstica; as dinâmicas do cérebro
- A avaliação do trauma desenvolvimental: formas e instrumentos
- Programas de prevenção e intervenção junto da criança e da família (e.g., O modelo ARC; theraplay)
- Métodos e técnicas de intervenção direta com a criança maltratada: o trabalho de história de vida e estratégias lúdicas de intervenção
- Manifestações do trauma desenvolvimental em contexto escolar
- O acolhimento residencial de crianças maltratadas como medida de proteção de crianças e jovens em perigo: a) O impacto desenvolvimental da institucionalização; b) Acolhimento terapêutico
Docente(s) responsável(eis)
Luiza Isabel Gomes Freire Nobre Lima
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 15.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Frequência: 60.0%
Bibliografia
Anglin, J. (2002). Pain, normality and the struggle for conguence. NY: Routledge
Iwaniec, D. (2006). The emotionally abused and neglected child. West Sussex: John Wiley and Sons
Nobre Lima, L. (2009). Estórias e Projectos de Vida de Adolescentes Institucionalizados. Dissertação de doutoramento não publicada, Universidade de Coimbra, FPCE
Myers, J. (2002). The APSAC handbook on child maltreatment. Thousand oaks: Sage
Steele, W. & Malchiodi, C. (2012). Trauma-informed practices with children and adolescents. New York: Routledge
Treisman, K. (2016). Working with relational and developmental trauma in children and adolescents. London: Routledge
White, J.; Koss, M. & Kazdin, A. (2011). Violence against women and children. Mapping the terrain. (vol.1). Washington, DC: APA
Ziegler, D. (2011). Traumatic experience and the brain. A handbook for understanding those traumatized as children. Gilbert, Arizona, USA: Acacia Publishing