Maus tratos na infância: conceptualização e intervenção

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040210
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

 Metodologias expositivas

Visionamento e discussão de documentos filmados

Apresentação e discussão de casos.

Trabalhos de grupo

Resultados de Aprendizagem

Objetivos de ensino:

- Identificar os diferentes tipos de maus tratos perpetrados a crianças e reconhecer a especificidade inerente a cada um deles

- Perceber a dinâmica relacional do fenómeno maus tratos, o seu impacto no desenvolvimento do cérebro e os seus efeitos pervasivos ao nível do desenvolvimento da criança

- Conhecer os contornos legais e os desafios terapeuticos do acolhimento residencial

Objetivos de aprendizagem: no final da uc pretende-se que os/as estudantes:

- Desenvolvam competências de avaliação e diagnóstico de situações de maus tratos

- Conheçam estratégias e programas de prevenção e intervenção com vítimas de maus tratos na infância 

- conceptualizem intervenções específicas nas dinâmicas das Casas de Acolhimento que recebem crianças vítimas de maus tratos, no sentido de as tornar mais protectoras e mais terapêuticas

Estágio(s)

Não

Programa

 - O conceito de criança maltratada

- Perspectivas ecológica e desenvolvimental da criança maltratada

- Tipos de maus tratos e impacto desenvolvimental: Maus tratos físicos e psicológicos; Negligência; Abuso sexual; Exposição à violência doméstica; Síndrome de Munchausen por procuração

- O distúrbio do desenvolvimento pós-traumático: proposta de uma nova categoria diagnóstica; as dinâmicas do cérebro

- A avaliação do trauma desenvolvimental: formas e instrumentos

- Programas de prevenção e intervenção junto da criança e da família (e.g., O modelo ARC; theraplay)

- Métodos e técnicas de intervenção direta com a criança maltratada: o trabalho de história de vida e estratégias lúdicas de intervenção

- Manifestações do trauma desenvolvimental em contexto escolar

- O acolhimento residencial de crianças maltratadas como medida de proteção de crianças e jovens em perigo: a) O impacto desenvolvimental da institucionalização; b) Acolhimento terapêutico

Docente(s) responsável(eis)

Luiza Isabel Gomes Freire Nobre Lima

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 15.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

Anglin, J. (2002). Pain, normality and the struggle for conguence. NY: Routledge

Iwaniec, D. (2006). The emotionally abused and neglected child. West Sussex: John Wiley and Sons

Nobre Lima, L. (2009). Estórias e Projectos de Vida de Adolescentes Institucionalizados. Dissertação de doutoramento não publicada, Universidade de Coimbra, FPCE

Myers, J. (2002). The APSAC handbook on child maltreatment. Thousand oaks: Sage

Steele, W. & Malchiodi, C. (2012). Trauma-informed practices with children and adolescents. New York: Routledge

Treisman, K. (2016). Working with relational and developmental trauma in children and adolescents. London: Routledge

 

White, J.; Koss, M. & Kazdin, A. (2011). Violence against women and children. Mapping the terrain. (vol.1). Washington, DC: APA

Ziegler, D. (2011). Traumatic experience and the brain. A handbook for understanding those traumatized as children. Gilbert, Arizona, USA: Acacia Publishing