Crimes sexuais
1
2025-2026
02040204
Psicologia
Português
Presencial
3.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas na organização pedagógica da unidade curricular (UC): momentos expositivos, atividades de pequeno grupo em sala de aula, discussão de casos clínico-forenses, discussão de artigos, e feedback docente.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular, espera-se que os estudantes sejam capazes de: a) definir e distinguir os diferentes subtipos de violência sexual; b) caracterizar as diferentes tipologias de agressores sexuais; c) compreender os fatores de risco dinâmicos para a violência sexual; d) conceptualizar os crimes sexuais de acordo com os modelos comportamentais e cognitivo-comportamentais; e) desenvolver competências de avaliação e de intervenção psicológica nos crimes sexuais; f) compreender a influência dos mitos sobre a violência sexual nas taxas de atrito, e identificar respetivas implicações para a prevenção/intervenção nos crimes sexuais.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Violência sexual: definição, subtipos (coação sexual, abuso sexual, violação) e prevalência
2. Tipologias de agressores sexuais
3. Fatores de risco dinâmicos para a violência sexual
4. Modelos explicativos da violência sexual: comportamentais e cognitivo-comportamentais
5. Avaliação psicológica nos crimes sexuais:
5.1. Avaliação de comportamentos e fantasias sexuais desviantes
5.2. Avaliação do nível de risco/perigosidade
5.3. Avaliação do funcionamento psicológico (e.g., aptidões cognitivas, personalidade)
6. Modelos de intervenção psicológica nos crimes sexuais:
6.1. Intervenção comportamental (e.g., recondicionamento do arousal sexual)
6.2. Intervenção cognitivo-comportamental
6.3. Intervenções baseadas no Good Lives Model
7. Taxas de atrito nos crimes sexuais: A influência dos mitos sobre a violência sexual
7.1. Implicações para a prevenção/intervenção nos crimes sexuais
8. Intervenção nos crimes sexuais: Alcances, desafios, limites e direções futuras
Docente(s) responsável(eis)
Nélio Jesus de Freitas Brasão
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame escrito final referente a conteúdos teórico-práticos. Para aprovação, o estudante terá de obter a classificação miníma de 9.5 valores: 100.0%
Bibliografia
Beech, A. R. & Craig, L. A. (2009). Assessment and treatment of sex offenders: A handbook. Oxford: Wiley-Blacwell.
Brown, J. M. & Walklate, S. L. (2011). Handbook on sexual violence. New York: Routledge.
Gannon, T. & Cortoni, F. (2010). Female sexual offenders. Chichester: Wiley-Blackwell.
Laws, D. R. & O'Donohue, W. T. (2008). Sexual deviance: Theory, assessment, and treatment. New York: The Guilford Press.
O'Donohue, W. T. & Schewe, P. A. (2019). Handbook of sexual assault and sexual assault prevention. Switzerland: Springer.
Ward, T., Devon, L. L., & Beech, A. R. (2006). Theories of sexual offending. Chichester: Wiley-Blackwell.
Wooten, S., C. & Mitchell, R. W. (2017). Preventing sexual violence on campus: Challenging traditional approaches through program innovation. New York: Taylor & Francis.