Crimes sexuais

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040204
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas na organização pedagógica da unidade curricular (UC): momentos expositivos, atividades de pequeno grupo em sala de aula, discussão de casos clínico-forenses, discussão de artigos, e feedback docente. 

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, espera-se que os estudantes sejam capazes de: a) definir e distinguir os diferentes subtipos de violência sexual; b) caracterizar as diferentes tipologias de agressores sexuais; c) compreender os fatores de risco dinâmicos para a violência sexual; d) conceptualizar os crimes sexuais de acordo com os modelos comportamentais e cognitivo-comportamentais; e) desenvolver competências de avaliação e de intervenção psicológica nos crimes sexuais; f) compreender a influência dos mitos sobre a violência sexual nas taxas de atrito, e identificar respetivas implicações para a prevenção/intervenção nos crimes sexuais.   

Estágio(s)

Não

Programa

1. Violência sexual: definição, subtipos (coação sexual, abuso sexual, violação) e prevalência

2. Tipologias de agressores sexuais

3. Fatores de risco dinâmicos para a violência sexual

4. Modelos explicativos da violência sexual: comportamentais e cognitivo-comportamentais

5. Avaliação psicológica nos crimes sexuais:

5.1. Avaliação de comportamentos e fantasias sexuais desviantes

5.2. Avaliação do nível de risco/perigosidade

5.3. Avaliação do funcionamento psicológico (e.g., aptidões cognitivas, personalidade)

6. Modelos de intervenção psicológica nos crimes sexuais:

6.1. Intervenção comportamental (e.g., recondicionamento do arousal sexual)

6.2. Intervenção cognitivo-comportamental

6.3. Intervenções baseadas no Good Lives Model

7. Taxas de atrito nos crimes sexuais: A influência dos mitos sobre a violência sexual

7.1. Implicações para a prevenção/intervenção nos crimes sexuais

8. Intervenção nos crimes sexuais: Alcances, desafios, limites e direções futuras

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame escrito final referente a conteúdos teórico-práticos. Para aprovação, o estudante terá de obter a classificação miníma de 9.5 valores: 100.0%

Bibliografia

Beech, A. R. & Craig, L. A. (2009). Assessment and treatment of sex offenders: A handbook. Oxford: Wiley-Blacwell.

Brown, J. M. & Walklate, S. L. (2011). Handbook on sexual violence. New York: Routledge.

Gannon, T. & Cortoni, F. (2010). Female sexual offenders. Chichester: Wiley-Blackwell.

Laws, D. R. & O'Donohue, W. T. (2008). Sexual deviance: Theory, assessment, and treatment. New York: The Guilford Press.

O'Donohue, W. T. & Schewe, P. A. (2019). Handbook of sexual assault and sexual assault prevention. Switzerland: Springer.

Ward, T., Devon, L. L., & Beech, A. R. (2006). Theories of sexual offending. Chichester: Wiley-Blackwell.

Wooten, S., C. & Mitchell, R. W. (2017). Preventing sexual violence on campus: Challenging traditional approaches through program innovation. New York: Taylor & Francis.