Psicopatia

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040195
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas de conteúdo expositivo e interativo. Metodologia ativa e demonstrativa para aquisição das competências técnicas, estudos de caso, vídeos, e role-plays. Serão apresentados e discutidos diferentes instrumentos de avaliação da psicopatia para aplicação em diferentes contextos e faixas etátias. Serão apresentados e discutidos programas internacionais e nacionais de intervenção na psicopatia, incluindo a análise da sua eficácia.

Avaliação final: exame escrito individual, referente a conteúdos teórico-práticos (100%).

Resultados de Aprendizagem

Objetivos de ensino:

1. Conhecer a evolução do contruto de psicopatia e principais teorias etiológicas, bem como as vantangens, riscos, limites e repercursões legais e ético-deontológicas da utilização do construto em diferentes contextos e faixas etárias

2. Conhecer, caracterizar, comparar, utilizar e analisar diferentes instrumentos de avaliação da psicopatia em contexto comunitário e clínico-forense, para a população adulta e de crianças/jovens.

3. Conhecer o percurso histórico dos esforços de intervenção na psicopatia e conhecer, descrever e analisar os principais programas de intervenção, bem como os estudos de eficácia desses mesmos programas e demonstrar as suas principais estratégias

Objetivos de aprendizagem: No final da unidade curricular, pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de:

1. Capacidade de analisar criticamente o construto de psicopatia

2. Competências de avaliação da psicopatia

3. Competências de intervenção na psicopatia

Estágio(s)

Não

Programa

1. A psicopatia

1.1. Considerações históricas

1.2. Diferentes conceptuaizações da psicopatia em adultos e crianças/adolescentes

1.3. Psicopatia no manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais

1.4. Vantagens, riscos e limites da utilização do construto em diferentes contextos e faixas etárias

1.5. Teorias etiológicas

2. Avaliação

2.1. Instrumentos de avaliação da psicopatia na idade adulta em contextos comunitários e clínico-forenses

2.2. Instrumentos de avaliação dos traços psicopáticos na infância e na adolescência em contextos comunitários e clínico-forenses

3. Tratamento

3.1. Considerações históricas sobre os esforços de tratamento na psicopatia

3.2. O programa MST (Multissystemic Therapy)

3.3. O programa Chromis (programa psicoterapêutuco para agressores adultos com psicopatia baseado na Terapia Focada nos esquemas)

3.4. O programa PSYCHOPATHY.COMP (programa psicoterapêutico individual para agressores juvenis com traços psicopáticos)

3.5. Reflexão final

Docente(s) responsável(eis)

Daniel Maria Bugalho Rijo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

 

Cleckley, H. (1988). The mask of sanity (6th Ed.). St. Louis, MO: Mosby. (Original work published 1941).

 

DeLisi, M. (Ed.). (2018). Routledge International Handbook of Psychopathy and Crime. Routledge.

 

Patrick, C. (2018). Handbook of psychopathy. Guilford Press: London; New York

 

Ribeiro da Silva, D., Rijo, D., Castilho, P., & Gilbert, P. (2019). The efficacy of a Compassion Focused Therapy-based intervention in reducing psychopathic traits and disruptive behavior: A clinical case study with a juvenile detainee. Clinical Case Studies, 18, 323-343. 

 

Ribeiro da Silva, D., Rijo, D., & Salekin, R. T. (2015). The evolutionary roots of psychopathy. Aggression and Violent Behavior, 21, 85

 

Salekin, R., & Lynam, D. (Eds) (2010). Handbook of Child and Adolescent Psychopathy. Guilford Press: London; New York.