Dissertação em Psicologia Clínica Forense
2
2021-2022
02040189
Psicologia
Português
Presencial
30.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se que o estudante tenha terminado com sucesso o 1º ano do Mestrado.
Métodos de Ensino
O ensino articula horas de acompanhamento tutorial, realizadas pelo orientador da dissertação, e horas de seminário focadas no tratamento dos dados. No início do ano são, ainda, definidos dois momentos de discussão do trabalho já realizado pelo estudante.
Resultados de Aprendizagem
Objetivo de ensino:
- Desenvolver competências de investigação científica e familiarizar os/as estudantes com o processo de pesquisa e divulgação dos resultados;
- Aprofundar os conhecimentos de metodologia e estatística adequados ao tratamento dos dados gerados pelo projeto científico em causa;
- Promover a escrita científica.
Objetivos de aprendizagem: No fim da uc, os/as estudantes devem saber:
- Realizar uma revisão crítica do estado da arte;
- Realizar eventuais ajustamentos ao projeto de investigação, se necessário e de forma fundamentada;
- Fazer um adequado tratamento de dados e sua discussão, em articulação com a revisão do estado da arte;
- Discutir o seu trabalho com outros membros da comunidade científica.
Estágio(s)
NãoPrograma
Os conteúdos programáticos integram temáticas da Psicologia Forense, nomeadamente Psicologia do testemunho, avaliação psicológica em contexto forense, criação e validação de programas de intervenção com populações forenses. Ano a ano são definidos os temas de dissertação com cada estudante e respetivo orientador.
Docente(s) responsável(eis)
Isabel Maria Marques Alberto
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%
Bibliografia
Bell, J. (2010).Doing your research project: a guide for first time researchers in education and social science. Milton Keynes: Open University Press.
Brough, P. (2019). Advanced research methods for applied psychology: design, analysis and reporing. New York : Routledge, Taylor & Francis Group
Cowburn, M., Gelsthorpe, L., & Wahidin (2017). Research ethics in criminology: dilemmas, issues and solutions. New York, NY : Routledge, Taylor & Francis Group.
Goodwin, K. A., & Goodwin, C. J. (2018). Research in psychology: methods and design. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.
Norton, L. (2019). Action research in teaching and learning : a practical guide to conducting pedagogical research in universities. New York: Routledge, Taylor & Francis Group.
Zahn, M. A., Brownstein, H. H., & Jackson, S. L. (2015). New York: Routledge, Taylor & Francis Group.