Programas de Reabilitação de Agressores
1
2021-2022
02040167
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
É aconselhável que os alunos tenham adquirido conhecimentos básicos de psicopatologia, bem como algum conhecimento sobre modelos de intervenção psicológica.
Métodos de Ensino
Nos conteúdos mais teóricos recorrer-se-á ao método expositivo. Algumas temáticas serão estudadas com recurso a demonstrações em pequenos vídeos e simulações/apresentação de casos de intervenção. Serão apresentados modelos e diversos programas com uso em Portugal. Vários programas serão disponibilizados como material de estudo.
Os alunos serão convidados a participar na abordagem dos programas de reabilitação através de trabalhos que incluem uma apresentação crítica dos programas na aula (por exemplo, simulando sessões individuais e/ou de grupo).
Resultados de Aprendizagem
Objetivos de ensino:
1. Compreender os modelos explicativos do comportamento antissocial (e.g., cognitivo-comportamentais) subjacentes aos programas de intervenção com agressores
2. Ser capaz de implementar programas de reabilitação estruturados com agressores juvenis e adultos, em contexto comunitário e em contextos privativos da liberdade
Objetivos de aprendizagem: No final da unidade curricular, pretende-se que os/as estudantes tenham:
1. Competências de avaliação das variáveis de natureza cognitiva, comportamental, emocional e interpessoal associadas à génese e manutenção do comportamento antissocial.
2. Conhecimento e domínio de programas de intervenção no comportamento antissocial.
3. Conhecimento da patologia e danos associados à problemática do comportamento antissocial.
4. Capacidade de implementar programas cognitivo-comportamentais (individuais e de grupo) destinados à reabilitação de agressores
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Psicologia clínica forense: enquadramento legal das intervenções com agressores
2. Estabilidade do comportamento agressivo, dano funcional e relação com diagnósticos psiquiátricos
3. Princípios das intervenções eficazes aplicados à reabilitação de agressores
4. Intervenções individuais com jovens delinquentes e agressores adultos – Avaliação cognitivo-comportamental, formulação de caso e plano de intervenção
5. Programas de reabilitação de agressores de entrega universal
6. Programas de intervenção em subtipos de comportamento antissocial (violência doméstica, delitos estradais, crimes sexuais, incendiários)
7. Alcances e limites das intervenções no comportamento anti-social: a abordagem motivacional
8. A prática baseada na evidência: análise crítica dos resultados atualmente disponíveis
Docente(s) responsável(eis)
Daniel Maria Bugalho Rijo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho realizado em grupo sobre um programa de intervenção específico, valendo 4 valores: 20.0%
Dois testes escritos sobre os conteúdos teóricos a realizar em sala de aula, valendo 8 valores cada um (16 valores): 80.0%
Bibliografia
Brazão, N., da Motta, C. & Rijo, D. (2013). From multimodal programs to a new cognitive-interpersonal approach in the rehabilitation of offenders. Aggression and Violent Behavior, 18, 636-643.
Brazão, N., Rijo, D., Salvador, M. C., & Pinto-Gouveia, J. (2018). Promoting emotion and behavior regulation in male prison inmates: A Secondary Data Analysis from a randomized controlled trial testing the efficacy of the Growing Pro-Social Program. Law and Human Behavior, 42(1), 57-70.
Craig, L. A., Gannon, T. A., & Dixon, L. (Eds.) (2013). What Works in Offender Rehabilitation: An Evidence-Based Approach to Assessment and Treatment. Wiley-Blackwell Eds.
Davis, J. & Nagi, C. (Eds) (2017). Individual psychological therapies in forensic settings: Research and practice. Routledge
Rijo, D., Brazão, N., Ribeiro da Silva, D. & Vagos, P. (2017). Intervenções psicológicas com jovens agressores. PACTOR