Intervenção Psicológica com Vítimas
1
2021-2022
02040156
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As aulas decorrerão com recurso a métodos expositivos, realização de exercício em grupo de planificação de intervenção para casos concretos, realização de role-play de estratégias de intervenção.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos de ensino:
- Conhecer e compreender os vários contextos de violência e as consequências nas vítimas;
- Adquirir conhecimentos sobre modelos, estratégias e recursos de intervenção, e o desenvolvimento de competências de intervenção com pessoas sobreviventes ou vivendo situações de violência.
- Conhecer diferentes protocolos de intervenção ajustados a situações específicas de vitimação.
Objetivos de aprendizagem: No final da unidade curricular, pretende-se que os/as estudantes:
- Elaborar e aplicar protocolos de intervenção ajustados a situações específicas de vitimação;
- Identificar as potencialidades e os limites das intervenções em vítimas.
Estágio(s)
NãoPrograma
Os diversos tipos de vitimação: a violência intra e extrafamiliar.
O impacto da vitimação ao longo da vida.
Intervenção em crise com vítimas de violência: modelos e guias de orientação.
Elaboração de Planos de segurança.
Intervenções psicoeducativas individuais e grupais.
(re)construção das narrativas e da história de vida
Terapias Focadas nas Soluções.
Breve abordagem a terapias focadas no Trauma: EMDR e Traumatic Incident Reduction (TIR)
Programas de desenvolvimento de competências socioemocionais (e.g. H. Giarretto).
Especificidades da intervenção com; a) crianças vítimas de violência sexual; b) vítimas de violência em relações de intimidade hétero e homossexuais; vítimas de violência filio-parental; idosos vítimas de abuso/negligência.
Docente(s) responsável(eis)
Isabel Maria Marques Alberto
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho individual de construção/organização de um conjunto de recursos terapêuticos, com informação teórica (e.g. questões de exceção”) e recursos (e.g. escalas para fazer escalonamentos com crianças) que podem ser usados em sessão terapêutica. Cada aluno tem de apresentar o seu trabalho na aula. Este trabalho não tem uma estrutura particular (portfólio, livro, DVD, etc): 40.0%
Mini Testes: 60.0%
Bibliografia
Blaustein, M. E. (2019).Treating traumatic stress in children/adolescents:how to foster resilience through attachment, self-regulation, and competency. London: Guilford.
Boyd-Franklin, N. (2016). Therapy in the real world: effective treatments for challenging problems. London: The Guilford Press.
Brown, S. (2007). Counseling victims of violence: A handbook for helping professionals. Alameda CA: Hunter House.
Casey, T. (2016). Trauma-informed treatment and prevention of intimate partner violence. Washington: AP
Denborough, D. (2014). Retelling the Stories of our Lives: Everyday Narrative Therapy to Draw Inspiration and Transform Experience. New York: W. W. Norton & Co.
Murray, C., & Graves, K. N. (2013). Responding to family violence: a comprehensive, research-based guide for therapists. N. Y.: Routledge.
Turnell, A. & Essex, S. (2006). Working with “Denied” Child Abuse. Berkshire:McGraw-Hill.
Wolhuter, L. (2009). Victimology:victimisation and victims' rights. London: Routledge.