Intervenção Psicológica com Vítimas

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040156
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão com recurso a métodos expositivos, realização de exercício em grupo de planificação de intervenção para casos concretos, realização de role-play de estratégias de intervenção. 

Resultados de Aprendizagem

Objetivos de ensino:

- Conhecer e compreender os vários contextos de violência e as consequências nas vítimas;

- Adquirir conhecimentos sobre modelos, estratégias e recursos de intervenção, e o desenvolvimento de competências de intervenção com pessoas sobreviventes ou vivendo situações de violência.

- Conhecer diferentes protocolos de intervenção ajustados a situações específicas de vitimação.

Objetivos de aprendizagem: No final da unidade curricular, pretende-se que os/as estudantes:

- Elaborar e aplicar protocolos de intervenção ajustados a situações específicas de vitimação;

- Identificar as potencialidades e os limites das intervenções em vítimas.

Estágio(s)

Não

Programa

Os diversos tipos de vitimação: a violência intra e extrafamiliar.

O impacto da vitimação ao longo da vida.

Intervenção em crise com vítimas de violência: modelos e guias de orientação.

Elaboração de Planos de segurança.

Intervenções psicoeducativas individuais e grupais.

(re)construção das narrativas e da história de vida

Terapias Focadas nas Soluções.

Breve abordagem a terapias focadas no Trauma: EMDR e Traumatic Incident Reduction (TIR)

Programas de desenvolvimento de competências socioemocionais (e.g. H. Giarretto).

Especificidades da intervenção com; a) crianças vítimas de violência sexual; b) vítimas de violência em relações de intimidade hétero e homossexuais; vítimas de violência filio-parental; idosos vítimas de abuso/negligência.  

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Maria Marques Alberto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho individual de construção/organização de um conjunto de recursos terapêuticos, com informação teórica (e.g. questões de exceção”) e recursos (e.g. escalas para fazer escalonamentos com crianças) que podem ser usados em sessão terapêutica. Cada aluno tem de apresentar o seu trabalho na aula. Este trabalho não tem uma estrutura particular (portfólio, livro, DVD, etc): 40.0%
Mini Testes: 60.0%

Bibliografia

Blaustein, M. E. (2019).Treating traumatic stress in children/adolescents:how to foster resilience through attachment, self-regulation, and competency. London: Guilford.

Boyd-Franklin, N. (2016).  Therapy in the real world: effective treatments for challenging problems.  London: The Guilford Press.

Brown, S. (2007). Counseling victims of violence: A handbook for helping professionals. Alameda CA: Hunter House.

Casey, T. (2016). Trauma-informed treatment and prevention of intimate partner violence. Washington: AP

Denborough, D. (2014). Retelling the Stories of our Lives: Everyday Narrative Therapy to Draw Inspiration and Transform Experience. New York: W. W. Norton & Co.

Murray, C., & Graves, K. N. (2013). Responding to family violence: a comprehensive, research-based guide for therapists. N. Y.: Routledge.

Turnell, A. & Essex, S. (2006). Working with “Denied” Child Abuse. Berkshire:McGraw-Hill.

Wolhuter, L. (2009). Victimology:victimisation and victims' rights. London: Routledge.