Psicologia do Testemunho

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040144
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas expositivas; análise e discussão de situações com relevância prática para os testemunhos em contexto forense

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:

- Compreender a importância nuclear da memória no âmbito do testemunho

- Conhecer aspectos fulcrais respeitantes à exactidão dos testemunhos

 

Resultados de aprendizagem:

- Saber analisar implicações dos conhecimentos adquiridos sobre testemunhos para a prática psicológica no âmbito forense, nomeadamente no que diz respeito à maleabilidade da memória

- Conhecer boas práticas relativas à recolha de depoimentos e aos procedimentos de identificação de suspeitos

 

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução: diretrizes sobre Memória e o Direito (British Psychological Association).

 

1-Memória de eventos

Processos mnésicos básicos; distorções nos depoimentos (memórias falsas e sugestionabilidade interrogativa), deteção do engano e validação de testemunhos.

 

2-Memória de pessoas

Memória de faces: codificação, reconhecimento/identificação e evocação.

 

3-Memória de conversas: frases, narrativas e discussões.

 

4-Variáveis que afetam a exatidão dos testemunhos

4.1-Variáveis estimadoras: características da testemunha, do transgressor e do acontecimento.

4.2-Variáveis do sistema: identificação de suspeitos (e.g., alinhamentos policiais) e protocolos de entrevista (e.g., entrevista cognitiva aumentada e protocolo flexível de entrevista (NICHHD)).

4.3-Variáveis de retrodição/indícios de fiabilidade: confiança/certeza da testemunha e latência de resposta.

 

5-Aspetos desenvolvimentais: memória autobiográfica na criança e memória no testemunho da pessoa idosa.

 

6-Testemunhas auriculares

Docente(s) responsável(eis)

Maria Salomé Ferreira Estima Pinho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: Perguntas de múltipla escolha e perguntas de desenvolvimento que requerem uma composição breve sobre assuntos selecionados pelo aluno; as respostas a esses assuntos serão preparadas durante o semestre sob a orientação dos docentes: 100.0%

Bibliografia

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Cliford, B. R., & Bull, R. (2017), The psychology of person identification (vol. 6). Oxford: Routledge.

Gudjonsson, G.H. (2003) The psychology of interrogations and confessions: A handbook. Chichester: Wiley.

Johansson, S., Stefansen, K., Bakketeig, E., & Kaldal, A. (2017). Collaborating against child abuse: Exploring the Nordic BARNAHUS Model. Cham: Palgrave.

Lampinen, J. M., Neuschatz, J. S., & Cling, A.D. (2012). The psychology of eyewitness identification. Hove: Psychology Press.

Lindsay, R. C. L., D. F. Ross, J. D. Read, and M. P. Toglia, eds. 2007. The handbook of eyewitness psychology: Memory for people. Vol. 2. Mahwah, NJ: Erlbaum

Toglia, M. P., J. D. Read, D. F. Ross, and R. C. L. Lindsay, eds. 2007. The handbook of eyewitness psychology: Memory for events. Vol. 1. Mahwah, NJ: Erlbaum.

Vrij, A. (2008). Detecting lies and deceit: Pitfalls and opportunities (2nd ed.). Chichester: Wiley.