Psicologia do Testemunho
1
2021-2022
02040144
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Aulas expositivas; análise e discussão de situações com relevância prática para os testemunhos em contexto forense
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
- Compreender a importância nuclear da memória no âmbito do testemunho
- Conhecer aspectos fulcrais respeitantes à exactidão dos testemunhos
Resultados de aprendizagem:
- Saber analisar implicações dos conhecimentos adquiridos sobre testemunhos para a prática psicológica no âmbito forense, nomeadamente no que diz respeito à maleabilidade da memória
- Conhecer boas práticas relativas à recolha de depoimentos e aos procedimentos de identificação de suspeitos
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução: diretrizes sobre Memória e o Direito (British Psychological Association).
1-Memória de eventos
Processos mnésicos básicos; distorções nos depoimentos (memórias falsas e sugestionabilidade interrogativa), deteção do engano e validação de testemunhos.
2-Memória de pessoas
Memória de faces: codificação, reconhecimento/identificação e evocação.
3-Memória de conversas: frases, narrativas e discussões.
4-Variáveis que afetam a exatidão dos testemunhos
4.1-Variáveis estimadoras: características da testemunha, do transgressor e do acontecimento.
4.2-Variáveis do sistema: identificação de suspeitos (e.g., alinhamentos policiais) e protocolos de entrevista (e.g., entrevista cognitiva aumentada e protocolo flexível de entrevista (NICHHD)).
4.3-Variáveis de retrodição/indícios de fiabilidade: confiança/certeza da testemunha e latência de resposta.
5-Aspetos desenvolvimentais: memória autobiográfica na criança e memória no testemunho da pessoa idosa.
6-Testemunhas auriculares
Docente(s) responsável(eis)
Maria Salomé Ferreira Estima Pinho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: Perguntas de múltipla escolha e perguntas de desenvolvimento que requerem uma composição breve sobre assuntos selecionados pelo aluno; as respostas a esses assuntos serão preparadas durante o semestre sob a orientação dos docentes: 100.0%
Bibliografia
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Johansson, S., Stefansen, K., Bakketeig, E., & Kaldal, A. (2017). Collaborating against child abuse: Exploring the Nordic BARNAHUS Model. Cham: Palgrave.
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Lindsay, R. C. L., D. F. Ross, J. D. Read, and M. P. Toglia, eds. 2007. The handbook of eyewitness psychology: Memory for people. Vol. 2. Mahwah, NJ: Erlbaum
Toglia, M. P., J. D. Read, D. F. Ross, and R. C. L. Lindsay, eds. 2007. The handbook of eyewitness psychology: Memory for events. Vol. 1. Mahwah, NJ: Erlbaum.
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