Metodologia da Investigação Científica em Psicologia Clínica Forense

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040133
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhável que os estudantes possuam conhecimentos prévios sobre metodologia de investigação em Psicologia. É recomendado um bom domínio da língua inglesa.  

Métodos de Ensino

 Nesta UC, são utilizados o método expositivo (para apresentação dos conteúdos) e interrogativo (para fomentar a participação dos estudantes). Para consolidar os conhecimentos, a transmissão de conteúdos é realizada através da exemplificação de estudos na área da Psicologia Clínica Forense. Numa vertente prática, é utilizado o método ativo, através da análise de artigos científicos e de exercícios práticos sobre as diversas etapas do processo de investigação quantitativa e qualitativa. 

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular (UC), espera-se que os estudantes sejam capazes de: a) compreender a relevância da prática baseada na evidência em Psicologia Clínica Forense; b) planear e desenhar investigações de natureza quantitativa e qualitativa no âmbito da Psicologia Clínica e Forense; c)  adoptar procedimentos de investigação congruentes com as orientações éticas da profissão; d) desenvolver estratégias de divulgação científica no âmbito da Psicologia Clínica Forense.  

Estágio(s)

Não

Programa

1.Especificidades da investigação em Psicologia Clínica Forense: A relevância da prática baseada na evidência

2. Métodos quantitativos e procedimentos estatísticos em Psicologia Clínica Forense

2.1.Estudos de revisão sistemática e de meta-análise: normas PRISMA

2.2.Estudos descritivos de avaliação clínica forense

2.3.Estudos analíticos de avaliação clínica forense

2.4 Estudos de eficácia de programas de intervenção clínica forense

2.4.1. Estudos de adequabilidade e estudos piloto

2.4.2. Estudos de caso

2.4.3. Estudos quasi-experimentais (ensaios clínicos não aleatorizados): normas TREND

2.4.4. Estudos experimentais (ensaios clínicos aleatorizados): normas CONSORT

3. Métodos qualitativos e análise de dados em Psicologia Clínica Forense

3.1. Estudos de caso único e de casos múltiplos 

3.2. Análise de documentos clínicos/judiciais

3.3. Focus group

4. Conduta ética na investigação em Psicologia Clínica Forense

5. A divulgação científica em Psicologia Clínica Forense

Docente(s) responsável(eis)

Daniel Maria Bugalho Rijo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho prático (20%) realizado em pequeno grupo com apresentação oral (20%): os estudantes terão que apresentar uma análise crítica de um artigo científico de acordo com critérios previamente estabelecidos pelo docente: 40.0%
Mini Testes: 60.0%

Bibliografia

Brown, S. & Sleath, E. (2015). Research methods for forensic psychologists: A guide to completing your research project. New York: Routledge.

Howitt, D. & Cramer, D. (2017). Research methods in psychology. Harlow: Pearson.

Loseke, D. R. (2017). Methodological thinking: Basic principles of social research design. Thousand Oaks: SAGE.

Meltzoff, J. & Cooper, H. (2017). Critical thinking about research: Psychology and related fields. Washington, DC: American Psychological Association.

McBride, D. (2016). The process of research in psychology. Thousand Oaks: SAGE.

Mitchell, M. L. & Jolley, J. M. (2013). Research design explained. New York: Wadsworth.

Rosenfeld, B. & Penrod, S.D. (2011). Research methods in forensic psychology. New York: Wiley