Avaliação Psicológica e Perícias Forenses

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040122
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A unidade curricular recorre à exposição teórica e à análise e discussão de protocolos de avaliação e de relatórios nas áreas da Psicologia Forense referenciadas nos conteúdos programáticos. Inclui ainda a realização de exercícios de administração de protocolos de avaliação e de elaboração de relatórios na sala de aula.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, pretende-se que os alunos:

- Conheçam os diferentes modelos e protocolos de avaliação em contexto forense;

- Saibam identificar, planear e usar os protocolos de avaliação ajustados às diferentes situações do contexto forense;

- Identifiquem as potencialidades e limites das metodologias de avaliação em contexto forense;

- Saibam redigir o relatório a enviar à entidade solicitante, de modo a responder ao pedido e a integrar, de forma compreensiva, os dados da avaliação

- Conheçam as orientações gerais relativas ao depoimento em sede judicial.

Estágio(s)

Não

Programa

Avaliação psicológica em contexto forense: instrumentos, protocolos de avaliação e relatórios, nas seguintes áreas:

a) Avaliação psicológica de crianças/adolescentes e pais/cuidadores no âmbito do sistema de Proteção de Crianças e Jovens em risco/perigo;

b) Avaliação psicológica de crianças/adolescentes e pais/cuidadores no âmbito da Regulação das Responsabilidades Parentais e disputa parental;

c) Avaliação psicológica no âmbito de Processos Tutelares Educativos;

d) Avaliação psicológica para Perícias no âmbito de Processos-Crime e de Execução de Penas;

e) Avaliação neuropsicológica do dano em contexto de acidente;

f) Avaliação neuropsicológica em contexto de reforma por invalidez;

g) Avaliação da capacidade testamentária;

h) Avaliação da Desejabilidade Social, da Simulação e do exagero de sintomas;

i) Ética e deontologia na avaliação em contexto forense;

j) Depoimento pericial do psicólogo em sede judicial.

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Maria Marques Alberto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Elaboração de um manual organizado em capítulos, que integre uma síntese da informação teórica e uma reflexão crítica, para cada um dos módulos da uc (trabalho individual): 40.0%
Mini Testes: 60.0%

Bibliografia

Archer, P., & Wheeler, E.M. (2013). Forensic uses of clinical assessment instruments. New York: Routledge

Bush, S.S., Demakis, G.J., Rohling, M. L. (Eds) (2017). APA Handbook of Forensic Neuropsychology. Washington, DC: APA.

Drogin, E. Y., Dattilio, F. M., Sadoff, R. L., Gutheil, T. G. (2011). Handbook of forensic assessment: Psychological and psychiatric perspectives. New York: Wiley.

Goldstein, M. L. (2015). Handbook of Child Custody. London: Springer.

Huss M. T. (2014). Forensic psychology: Research, clinical practice, and applications (2nd ed.) Malden MA: Wiley.

Jackson, R., & Roesch, R. (2016). Learning forensic assessment: research and practice. New York: Routledge, Taylor & Francis Group.

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Simões, M., Almeida, L., & Gonçalves, M. (2017). Psicologia Forense. Instrumentos de avaliação. Lisboa: Pactor.