Efluentes Gasosos

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040023
Área Científica
Engenharia do Ambiente
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Matemática, Física, Química, Termodinâmica, Fenómenos de Transferência e Qualidade do Ar. 

Métodos de Ensino

O ensino será ministrado através de aulas teóricas e teórico-práticas. Nas aulas teóricas são expostos conceitos teóricos e metodologias de abordagem de problemas, acompanhados de alguns exemplos de aplicação. Nas aulas práticas os alunos devem resolver problemas nos quais se aplicam os conceitos apreendidos nas aulas teóricas. Estas aulas são também destinadas à resolução de problemas mais complexos, relacionados com o projecto dos equipamentos, onde se incentiva o trabalho e discussão em grupo. 

Resultados de Aprendizagem

Proporcionar aos alunos conhecimentos nos seguintes domínios: i) tipos de tecnologias para controlar emissões gasosas e critérios para seleção de equipamentos; ii) caracterização qualitativa e quantitativa das emissões gasosas e de material particulado; ii) definição de uma tecnologia e dimensões do equipamento adequado para tratar emissões provenientes de um processo industrial; e iii) dimensionamento de equipamentos e avaliação de condições operatórias.

Desenvolver as seguintes competências: domínio do conhecimento teórico; capacidade de análise e síntese; capacidade de integração de conhecimentos para resolver problemas práticos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução às tecnologias de tratamento de efluentes gasosos. Seleção dos equipamentos. Avaliação económica.

2. Caracterização de efluentes gasosos. Composição gasosa e de material particulado. Medidas diretas e medidas indiretas.

3. Separação de partículas. Propriedades das partículas e distribuição de tamanhos. Mecanismos de remoção de partículas.

4. Tecnologias para remoção de partículas: câmaras de sedimentação, ciclones, filtros de mangas e precipitadores electroestáticos. Condições de operação, aplicações, equações para a determinação da eficiência e dimensionamento.

5. Tecnologias para remoção de gases. Tipos de lavadores de gases. Absorção gás-liquido. Equilíbrio e balanços mássicos. Dimensionamento de colunas de enchimento. Adsorção gás-sólido. Adsorventes e isotérmicas. Dimensionamento de leitos fixos. Incineradores térmicos e incineradores catalíticos. Principais tecnologias de incineração de VOC’s. Balanços mássicos e energéticos. Tecnologias para sequestro de CO2.

Docente(s) responsável(eis)

Licínio Manuel Gando de Azevedo Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 5.0%
Frequência: 35.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

1. De Nevers, N.. Air Pollution Control Engineering. 2nd edition,  McGraw- Hill, New York, 2000.

2. Wang, L.K., Pereira, N.C., Y-T. Hung. Air Pollution Control Engineering, Humana Press Inc., New Jersey, 2004.

3. Turner, D. B. Workbook of atmospheric dispersion estimates.  2nd ed., CRC-Press, New York, 1994.

4. Zannetti, P. Air Pollution Modeling, Computational Mechanics Publications, New Jersey, 1990.

5. Davis, M.L. and Cornwell, D.A. Introduction to Environmental Engineering, McGraw-Hill, 1991.