Teoria de Resposta ao Item
1
2021-2022
02040012
Estatística
Português
Presencial
Semestral
3.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
É recomendado alguns conhecimentos avançados de estatística, como por exemplo regressão linear múltipla, regressão semi- e não-paramétrica, análise fatorial exploratória e confirmatória, modelos de equações estruturais e de curvas de crescimento.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular utilizar-se-ão estratégias e atividades diversificadas, com recurso à exposição oral, exposição dialogada, trabalho de grupo e discussão, resolução de problemas e análise de dados com recurso ao software estatístico R (https://www.r-project.org/) e RStudio (https://rstudio.com/), ambos os softwares de livre utilização, e análise crítica de aplicações das diferentes metodologias abordadas.
Resultados de Aprendizagem
O principal objetivo desta unidade curricular é o de capacitar os alunos em TRI (teoria da resposta ao item) no desenvolvimento e avaliação de instrumentos em neuropsicologia.
Estágio(s)
NãoPrograma
Esta unidade curricular tratará os seguintes conteúdos:
- Modelos unidimensionais em TRI (Teoria da resposta ao item) para itens de resposta dicotómica e politómica,
- Modelos multidimensionais em TRI, incluindo o modelo bifatorial,
- Condições de aplicação dos modelos em TRI, como avaliá-las e como medir o ajustamento do modelo aos dados,
- Aplicações populares de modelos na TRI, incluindo a avaliação do funcionamento diferencial de itens, o ajuste do indivíduo e testes adaptativos computadorizados.
O software principal usado no curso será o R (https://www.r-project.org/) e, em particular, o RStudio (https://rstudio.com/), ambos softwares de distribuição gratuita, em que usaremos principalmente as livrarias mirt e psych.
Docente(s) responsável(eis)
Bruno Cecílio de Sousa
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Chalmers, R., P. (2012). mirt: A Multidimensional Item Response Theory Package for the R Environment.
Journal of Statistical Software, 48(6), 1-29.
Embretson, S. E., & Reise, S. P. (2000). Item Response Theory for Psychologists. Erlbaum.
Li, H.-H., & Stout, W. (1996). A new procedure for detection of crossing DIF. Psychometrika, 61,
647-677.
Meade, A. W. (2010). A taxonomy of effect size measures for the differential functioning of items
and scales. Journal of Applied Psychology, 95, 728-743.
Revelle, W. (in preparation) An Introduction to Psychometric Theory with applications in R. Springer.
at https://personality-project.org/r/book/
Thissen, D., Pommerich, M., Billeaud, K., & Williams, V. S. L. (1995). Item Response Theory
for Scores on Tests Including Polytomous Items with Ordered Responses. Applied Psychological
Measurement, 19, 39-49.
Thissen, D., & Wainer, H. (2001). Test Scoring. Lawrence Erlbaum Associates.