Teoria de Resposta ao Item

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040012
Área Científica
Estatística
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

É recomendado alguns conhecimentos avançados de estatística, como por exemplo regressão linear múltipla, regressão semi- e não-paramétrica, análise fatorial exploratória e confirmatória, modelos de equações estruturais e de curvas de crescimento.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular utilizar-se-ão estratégias e atividades diversificadas, com recurso à exposição oral, exposição dialogada, trabalho de grupo e discussão, resolução de problemas e análise de dados com recurso ao software estatístico R (https://www.r-project.org/) e RStudio (https://rstudio.com/), ambos os softwares de livre utilização, e análise crítica de aplicações das diferentes metodologias abordadas.

Resultados de Aprendizagem

O principal objetivo desta unidade curricular é o de capacitar os alunos em TRI (teoria da resposta ao item) no desenvolvimento e avaliação de instrumentos em neuropsicologia.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta unidade curricular tratará os seguintes conteúdos:

- Modelos unidimensionais em TRI (Teoria da resposta ao item) para itens de resposta dicotómica e politómica,

- Modelos multidimensionais em TRI, incluindo o modelo bifatorial,

- Condições de aplicação dos modelos em TRI, como avaliá-las e como medir o ajustamento do modelo aos dados,

- Aplicações populares de modelos na TRI, incluindo a avaliação do funcionamento diferencial de itens, o ajuste do indivíduo e testes adaptativos computadorizados.

 

O software principal usado no curso será o R (https://www.r-project.org/) e, em particular, o RStudio (https://rstudio.com/), ambos softwares de distribuição gratuita, em que usaremos principalmente as livrarias mirt e psych.

Docente(s) responsável(eis)

Bruno Cecílio de Sousa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Chalmers, R., P. (2012). mirt: A Multidimensional Item Response Theory Package for the R Environment.

Journal of Statistical Software, 48(6), 1-29.

Embretson, S. E., & Reise, S. P. (2000). Item Response Theory for Psychologists. Erlbaum.

Li, H.-H., & Stout, W. (1996). A new procedure for detection of crossing DIF. Psychometrika, 61,

647-677.

Meade, A. W. (2010). A taxonomy of effect size measures for the differential functioning of items

and scales. Journal of Applied Psychology, 95, 728-743.

Revelle, W. (in preparation) An Introduction to Psychometric Theory with applications in R. Springer.

at https://personality-project.org/r/book/

Thissen, D., Pommerich, M., Billeaud, K., & Williams, V. S. L. (1995). Item Response Theory

for Scores on Tests Including Polytomous Items with Ordered Responses. Applied Psychological

Measurement, 19, 39-49.

Thissen, D., & Wainer, H. (2001). Test Scoring. Lawrence Erlbaum Associates.