Neuropsicologia Forense

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02040001
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular utilizar-se-ão estratégias e atividades diversificadas, com recurso ao método expositivo oral apoiado na apresentação de diapositivos, método interrogativo, discussão de textos e realização de trabalho individual escrito que será objecto de apresentação, discussão e defesa oral. 

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender o programa da Neuropsicologia Forense enquanto elemento específico e distintivo da atividade científica e profissional dos neuropsicólogos.

2. Identificar questões essenciais de natureza técnica e psicométrica em avaliação neuropsicológica aplicada a contexrtos forenses.

3. Compreender objetivos, pressupostos teóricos e práticos, vantagens e limites das metodologias e técnicas de avaliação neuropsicológica aplicadas em contextos forenses civis e criminais.

4. Adquirir conhecimentos acerca de Perturbações Clínicas e Populações Especiais comummente referenciadas em Neuropsicologia Forense/avaliação neuropsicológica em contextos forenses.

5. Compreender o papel e importância da Neuropsicologia Forense nos tribunais, incluindo a admissibilidade da evidência neuropsicológica e o testemunho do neuropsicólogo enquanto perito.  

Estágio(s)

Não

Programa

I.Medidas e procedimentos em Avaliação Neuropsicológica Forense. Psicometria e seleção de testes.Revisão de registos, entrevista, observações.Avaliação da inteligência e da personalidade:implicações forenses.Deteção de exagero de sintomas, esforço reduzido e simulação em neuropsicologia.Diagnóstico diferencial.

II.Perturbações e populações especiais. Lesão Cerebral Traumática Moderada e Grave.Lesões prévias Perturbação da Hiperatividade/Défice de atenção em lesões cerebrais traumáticas. Lesões relacionadas com acidentes de trabalho e determinação de incapacidade. Determinação da Incapacidade em Veteranos de Guerra. Perturbações psiquiátricas.Perturbações do uso de substâncias.Perturbações de sintomas somáticos.Dor crónica.Neurotoxicologia.Competência para ir a julgamento e responsabilidade criminal.Ofensores violentos.

III.A Neuropsicologia no tribunal.Relatório Neuropsicológico Forense,Admissibilidade da Evidência Neuropsicológica e Testemunho do Perito.Técnicas de neuroimagem.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 100.0%

Bibliografia

Boone, K.(2013).Clinical practice of forensic neuropsychology:An evidence-based approach.Guilford

Bush, S.,Demakis,G. & Rohling,M.(Eds.)(2017).APA Handbook of forensic neuropsychology.APA

Bush, S. & Iverson, G. (2012) (Eds.).Neuropsychological assessment of work-related injuries.Guilford

Denney, R., & Sullivan, J.(2008).Clinical neuropsychology in the forensic setting.Guilford

Horton, A., & Hartlage, L. (Eds.)(2010).Handbook of forensic neuropsychology (2nd ed.).Springer

Larrabee, G. (Ed.) (2011).Forensic neuropsychology: A scientific approach (2nd ed.). OUP

Russell, E.(2012).The scientific foundation of neuropsychological assessment with applications to the forensic evaluation. Elsevier

Sherman, E.M.S., & Brooks, B. L. (2012) (Eds.). Pediatric Forensic Neuropsychology. OUP.

Simões, M.R. et al. (2017). Avaliação neuropsicológica em contextos forenses: Fundamentos, protocolo e instrumentos de avaliação. In F. Vieira et al. (Coords.), Manual de Psiquiatria Forense (pp. 373-409). Pactor.