Avaliação Neuropsicológica: Crianças e Adolescentes

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039999
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

 

1. Apresentação dos objetivos da unidade curricular, das metodologias de ensino e avaliação e dos conteúdos programáticos;

2. Exposição oral e ensino dos conteúdos programáticos com recurso a diferentes tipos de materiais: visual (e.g., powerpoint), audiovisual (e.g., vídeo), testing (incluindo manuais de administração e cotação, folhas de protocolo) e bibliográfico;

3. Realização de exercícios de administração, cotação e interpretação dos instrumentos de avaliação em contexto de sala de aula.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos:       

1. Proporcionar uma visão ampla e integrada do processo de Avaliação Neuropsicológica, considerando os contextos educativo/escolar e pediátrico.

2. Ensinar domínios/funções (incluindo respetivas bases neuroanatómicas) a considerar na avaliação de crianças e adolescentes, incluindo os que que apresentam diferentes perturbações neurodesenvolvimentais.

3. Ensinar técnicas e instrumentos necessários para avaliar diferentes funções/domínios.

Competências a desenvolver:

1. Conhecimento dos desenvolvimentos teóricos e práticos na área da Avaliação Neuropsicológica de crianças e adolescentes.

2. Desenvolver competências de administração e cotação de testes e outros instrumentos e técnicas de avaliação neuropsicológica necessários ao exame de diferentes funções/domínios.

3. Compreender a importância do trabalho multidisciplinar e o modo como a Avaliação Neuropsicológica e os seus protocolos podem/devem informar processos e práticas em contextos educativos/pediátricos.

Estágio(s)

Não

Programa

Neuropsicologia Clínica Pediátrica e Neuropsicologia em Contexto Escolar.

Modelo integrado do processo de Avaliação Neuropsicológica.

Domínios:Inteligência;Aprendizagem e Memória;Linguagem;Atenção e Velocidade de Processamento;Funções Executivas;Funcionamento Visual e Motor;Comportamento e Funcionamento Emocional. Bases neuroanatómicas.

Técnicas: Entrevista Clínica,Observação e Testes. Escalas de Inteligência de Wechsler (versões WISC e WPPSI); Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC); Testes de Validade de Desempenho. Questões psicométricas e clínicas.

Questões especiais: protocolos de avaliação e perfis de resultados nas seguintes Perturbações Específicas de Aprendizagem; Funcionamento Intelectual Borderline; Pert. do Espectro do Autismo; Pert. da Hiperactividade e Défice de Atenção; Traumatismo Crânio-Encefálico; Epilepsias; Pert. Metabólicas).

Relatório escrito.

Tradução dos resultados da avaliação para os contextos de sala de aula e domiciliar.

Docente(s) responsável(eis)

Marcelino Arménio Martins Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exercícios práticos de administração e cotação em contexto de sala de aula: 10.0%
Duas frequências de avaliação de conhecimentos (45% + 45%): 90.0%

Bibliografia

 

Baron, I. S. (2018). Neuropsychological evaluation of the child: Domains, methods, & case studies (2nd ed.). New York: Oxford University Press.

Davis, A. (Ed.) (2011). Handbook of pediatric neuropsychology. Springer.

Glasel, H., & Mazeau, M. (2017). Conduite du bilan neuropsychologique chez l’enfant (3iéme éd.). Masson.

Miller, D. C., & Maricle, D. E. (2019). School neuropsychological assessment (3rd ed.). Wiley.

Reinstein, D. & Burau, D. E. (2014). Integrating neuropsychological and psychological evaluations: Assessing and helping the whole child. Routledge.

Riccio, C., Sullivan, J. R., & Cohen, M. J. (Ed.) (2010). Neuropsychological assessment and intervention for childhood and adolescent disorders. Wiley.

Roy, A. et al. (2017). Neuropsychologie de l'enfant: Approches cliniques, modélisations théoriques et méthodes. DeBoeck.

Simões, M. R. et al. (2016). Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC): Manual Técnico. Cegoc.