Dissertação em Neuropsicologia Clínica: Avaliação e Reabilitação

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039977
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se que o estudante tenha terminado com sucesso o 1º ano do Mestrado. 

Métodos de Ensino

O ensino é tutorial e obedece a um plano de seminários definido no início do ano, que inclui a análise de dados e tempos de apresentação, discussão e defesa do trabalho realizado pelo estudante.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver competências de investigação científica e familiarizar-se com o processo de pesquisa em Neuropsicologia Clínica, Avaliação e Reabilitação:

- Saber realizar pesquisa bilbiográfica sobre temas específicos;

- Aprofundar os conhecimentos e competências nas áreas da metodologia e estatística/análise de dados necessários ao projecto científico da dissertação;

- Aprofundar as competências para a definição do problema e estabelecimento de objetivos, elaboração de síntese de revisão teórica, planear e realizar a metodologia, proceder à análise de dados, discussão e reflexão dos mesmos, promover a escrita científica bem como a apresentação, discussão e defesa pública do trabalho de investigação com outros membros da comunidade científica (em seminários lectivos, congressos, defesa da dissertação);

- Aprofundar o reconhecimento e respeito por principios éticos e normas deontológicas inerentes ao trabalho de investigação com pessoas. 

Estágio(s)

Não

Programa

Os conteúdos programáticos integram temáticas da Neuropsicologia Clínica, nomeadamente avaliação neuropsicológica e intervenção neuropsicológica (e.g., estimulação e reabilitação cognitiva, neuroaconselhamento, neuropsicoterapia, envelhecimento activo). É atribuida ênfase especial à investigação conducente ao trabalho de concepção, desenvolvimento, adaptação e validação de novos instrumentos de avaliação neuropsicológica e de programas de intervenção (e.g., reabilitação) para diferentes populações (e.g., declínio cognitivo ligeiro, demência, problemas de aprendizagem, dano, incluindo, numa lógica preventiva, as populações saudáveis).

Os temas de dissertação são definidos anualmente com cada estudante e respetivo orientador, considerando linhas de investigação existentes ou a desenvolver. 

Docente(s) responsável(eis)

Óscar Filipe Coelho Neves Gonçalves

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

Amstrong, K. et al. (2019).Board Certification in Clinical Neuropsychology: A Guide to Becoming ABPP/ABCN Certified Without Sacrificing Your Sanity (2nd Ed.).OUP.

Brough, P. (2019). Advanced research methods for applied psychology:Design, analysis and reporting. Routledge.

Cicchetti, D. & Rourke, B. (Eds.)(2004).Methodological and biostatistical foundations of Clinical Neuropsychology and medical and health disciplines.Taylor & Francis.

Crocker, L. (2005).Introduction to Classical & Modern Test Theory.Cengage Learning.

Iliescu, D. (2017).Adapting tests in linguistic and cultural situations.Cambridge Univ. Press.

Rajeswaran, J. (Ed.) (2013).Neuropsychological Rehabilitation:Principles and Applications. Elsevier.

Seron, X. & Deloche, G. (2019).Cognitive approaches in neuropsychological rehabilitation. Routledge.

Tate, R.L. & Perdices, M.(2019).Single-Case Experimental Designs for Clinical Research and Neurorehabilitation Settings: Planning, Conduct, Analysis and Reporting.Routledge.