Tecnologias da Informação e Comunicação e Reabilitação Cognitiva
1
2022-2023
02039966
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Método expositivo, apoiado na apresentação de slides/ppt, com disponibilização de bibliografia atual e representativa das temáticas, incluindo estudos para a população portuguesa. Métodos interrogativos/pensamento crítico. Treino de competências de implementação, monitorização e integração de informação/outputs de reabilitação cognitiva a partir do acompanhamento de caso prático/clínico e de visitas a instituições. Prevê-se também a orientação tutorial na realização destas tarefas.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer/compreender os fundamentos, princípios e objetivos da reabilitação cognitiva.
2. Conhecer/compreender as principais tipologias e metodologias de reabilitação cognitiva a partir da exemplificação de programas e/ou métodos de reabilitação em papel e lápis e em suporte informatizado associados à estimulação, treino e/ou reabilitação das diferentes funções cognitivas e em diversos quadros clínicos, incluindo as suas potencialidades, vantagens e limites.
Resultados de aprendizagem: 1. Demonstrar competência na implementação de métodos e programas de treino cognitivo, estimulação e reabilitação cognitivas. 2. Demonstrar capacidade para monitorizar, articular e comunicar informação dos outputs da intervenção. 3. Compreender a complexidade do trabalho de intervenção em treino cognitivo, estimulação e reabilitação cognitivas. 4. Conhecer temas e abordagens atuais/emergentes de investigação neste âmbito.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Modelo multidimensional de reabilitação cognitiva.
2. Tipologias de intervenção: estimulação cognitiva, treino cognitivo, reabilitação cognitiva.
3. Programas e métodos de papel e lápis em reabilitação cognitiva.
4. Dos métodos de papel e lápis à realidade virtual/tecnologias da informação e comunicação em reabilitação cognitiva: ferramentas e outras aplicações digitais e personalização da intervenção.
5. Plataformas informáticas de reabilitação cognitiva: e.g. CogWeb, PrimerCOG, REHACOM, BRaNT.
6. Exemplificação de tarefas para diferentes funções cognitivas e quadros clínicos (e.g. Risco biológico, PHDA, Epilepsia, TCE, Défice Cognitivo Ligeiro, Demências, Esclerose Múltipla).
7. Aspetos éticos da utilização das (novas) tecnologias em reabilitação cognitiva.
8. Potencialidades, vantagens e limites das diferentes tipologias/metodologias de reabilitação cognitiva.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Manuela Pereira Vilar
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Clare, L., & Woods, R. (2001). Cognitive rehabilitation in dementia. Church Road, Hove: Psychology Press.
Gregor, P., & Newell, A. (Eds.) (2004). Techonology in cognitive rehabilitation. New York: Psychology Press.
Haskins, E. C. (2012). Cognitive rehabilitation manual: Translating evidence-based recommendations into center practice. Virginia: American Congress of Rehabilitation Medicine.
Locascio, G., & Slomine, B.S. (Eds.) (2018). Cognitive Rehabilitation for Pediatric Neurological Disorders. New York: Cambridge University Press.
Seron, X., & Deloche, G. (2019). Cognitive approaches in neuropsychological rehabilitation. New York: Routledge.
Sohlberg, M. M., & Mateer, C. (Eds.) (2001). Cognitive rehabilitation: An integrative neuropsychological approach. Longon: Guilford.
Sohlberg, M. M., & Turkstra, L. (2011). Optimizing cognitive rehabilitation: Effective instructional methods. New York: Guilford.