Tecnologias da Informação e Comunicação e Reabilitação Cognitiva

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039966
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Método expositivo, apoiado na apresentação de slides/ppt, com disponibilização de bibliografia atual e representativa das temáticas, incluindo estudos para a população portuguesa. Métodos interrogativos/pensamento crítico. Treino de competências de implementação, monitorização e integração de informação/outputs de reabilitação cognitiva a partir do acompanhamento de caso prático/clínico e de visitas a instituições. Prevê-se também a orientação tutorial na realização destas tarefas.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer/compreender os fundamentos, princípios e objetivos da reabilitação cognitiva.

2. Conhecer/compreender as principais tipologias e metodologias de reabilitação cognitiva a partir da exemplificação de programas e/ou métodos de reabilitação em papel e lápis e em suporte informatizado associados à estimulação, treino e/ou reabilitação das diferentes funções cognitivas e em diversos quadros clínicos, incluindo as suas potencialidades, vantagens e limites.

Resultados de aprendizagem: 1. Demonstrar competência na implementação de métodos e programas de treino cognitivo, estimulação e reabilitação cognitivas. 2. Demonstrar capacidade para monitorizar, articular e comunicar informação dos outputs da intervenção. 3. Compreender a complexidade do trabalho de intervenção em treino cognitivo, estimulação e reabilitação cognitivas. 4. Conhecer temas e abordagens atuais/emergentes de investigação neste âmbito.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Modelo multidimensional de reabilitação cognitiva.

2. Tipologias de intervenção: estimulação cognitiva, treino cognitivo, reabilitação cognitiva.

3. Programas e métodos de papel e lápis em reabilitação cognitiva.

4. Dos métodos de papel e lápis à realidade virtual/tecnologias da informação e comunicação em reabilitação cognitiva: ferramentas e outras aplicações digitais e personalização da intervenção.

5. Plataformas informáticas de reabilitação cognitiva: e.g. CogWeb, PrimerCOG, REHACOM, BRaNT.

6. Exemplificação de tarefas para diferentes funções cognitivas e quadros clínicos (e.g. Risco biológico, PHDA, Epilepsia, TCE, Défice Cognitivo Ligeiro, Demências, Esclerose Múltipla).

7. Aspetos éticos da utilização das (novas) tecnologias em reabilitação cognitiva.

8. Potencialidades, vantagens e limites das diferentes tipologias/metodologias de reabilitação cognitiva.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Manuela Pereira Vilar

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%

Bibliografia

Clare, L., & Woods, R. (2001). Cognitive rehabilitation in dementia. Church Road, Hove: Psychology Press.

Gregor, P., & Newell, A. (Eds.) (2004). Techonology in cognitive rehabilitation. New York: Psychology Press.

Haskins, E. C. (2012). Cognitive rehabilitation manual: Translating evidence-based recommendations into center practice. Virginia: American Congress of Rehabilitation Medicine.

Locascio, G., & Slomine, B.S. (Eds.) (2018). Cognitive Rehabilitation for Pediatric Neurological Disorders. New York: Cambridge University Press.

Seron, X., & Deloche, G. (2019). Cognitive approaches in neuropsychological rehabilitation. New York: Routledge.

Sohlberg, M. M., & Mateer, C. (Eds.) (2001). Cognitive rehabilitation: An integrative neuropsychological approach. Longon: Guilford.

Sohlberg, M. M., & Turkstra, L. (2011). Optimizing cognitive rehabilitation: Effective instructional methods. New York: Guilford.