Neuropsicoterapia
1
2021-2022
02039955
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Licenciatura em Psicologia
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino incluem duas horas teóricas semanais e uma hora de ensino prático. Na componente teórica terão lugar apresentações do professor, apresentações dos alunos e discussão. Na componente prática serão apresentadas e treinadas técnicas de intervenção específicas.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer os mecanismos celulares e moleculares da neurotoxicidade e neuroplasticidade.
2. Compreender o impacto da neurotoxicidade e neuroplasticidade na psicopatologia e psicoterapia
3. Identificar os mecanismos de toxicidade e neuroplasticidade referentes a tarefas desenvolvimentais do lactente, criança, adolescente, adulto e adulto idoso.
4. Praticar estratégias psicoterapêuticas baseadas em evidência para a facilitação de cada tarefa de desenvolvimento e promoção da neuroplasticidade
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Papel da neurotoxicidade-neuroplasticidade na psicopatologia-psicoterapia
2.Neuropsicoterapia (NP) com Lactentes: Tarefa de desenvolvimento (Ambiente Seguro); Neurotoxicidade (Negligência); Neuroplasticidade (Cuidado); Intervenções (treino parental)
3.NP com crianças: Tarefa de desenvolvimento (Aprendizagem); Neurotoxicidade (Caos doméstico); Neuroplasticidade (Autoregulação); Intervenções (Controle Executivo)
4.NP com adolescentes: Tarefa de desenvolvimento (Estilos de Vida Saudáveis); Neurotoxicidade (adição); Neuroplasticidade (Comportamento Saudável); Intervenções (Entrevista motivacional)
5.NP com adultos: Tarefa de desenvolvimento (Regulação do Humor); Neurotoxicidade (Stresse); Neuroplasticidade (Regulação Emocional); Intervenções (Envolvimento/Desengajamento Emocional)
6.NP com adultos idosos: Tarefa de desenvolvimento (Integração da Mente+Corpo); Neurotoxicidade (Empobrecimento Ambiental); Neuroplasticidade (Estimulação Sensorial); Intervenções (Treino Combinado)
Docente(s) responsável(eis)
Óscar Filipe Coelho Neves Gonçalves
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 25.0%
Outra: 25.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Arden, J.B. (2019). Mind, Brain, Gene: Toward a Psychotherapy Integration. NY: Norton
Cozolino, L. (2017). The Neuroscience of Psychotherapy: Healing the Social Brain. NY: Norton (3rd Ed)
Folensbee, R. W. (2007). Neurosciences of psychological therapies. Cambridge University Press.
Gonçalves, Ó. F., & Perrone-McGovern, K. M. (2014). A neuroscience agenda for counseling
psychology research. Journal of Counseling and Psychology, 61(4), 507–512
Gonçalves, O. F., & Perrone-McGovern, K. M. (2016). Translating Neuroscience into Counselling Practice. Canadian Journal of Counselling and Psychotherapy, 50, 421-440.
Gonçalves, O. F. (2019). O cérebro errante. São Paulo: Brasil.
Paris, J. (2017). Psychotherapy in the age of neuroscience. NY: Oxford University Press