Neuropsicoterapia

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039955
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Licenciatura em Psicologia

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino incluem duas horas teóricas semanais e uma hora de ensino prático. Na componente teórica terão lugar apresentações do professor, apresentações dos alunos e discussão. Na componente prática serão apresentadas e treinadas técnicas de intervenção específicas. 

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os mecanismos celulares e moleculares da neurotoxicidade e neuroplasticidade.

2. Compreender o impacto da neurotoxicidade e neuroplasticidade na psicopatologia e psicoterapia

3. Identificar os mecanismos de toxicidade e neuroplasticidade referentes a tarefas desenvolvimentais do lactente, criança, adolescente, adulto e adulto idoso.

4. Praticar estratégias psicoterapêuticas baseadas em evidência para a facilitação de cada tarefa de desenvolvimento e promoção da neuroplasticidade 

Estágio(s)

Não

Programa

1.Papel da neurotoxicidade-neuroplasticidade na psicopatologia-psicoterapia

2.Neuropsicoterapia (NP) com Lactentes: Tarefa de desenvolvimento (Ambiente Seguro); Neurotoxicidade (Negligência); Neuroplasticidade (Cuidado); Intervenções (treino parental)

3.NP com crianças: Tarefa de desenvolvimento (Aprendizagem); Neurotoxicidade (Caos doméstico); Neuroplasticidade (Autoregulação); Intervenções (Controle Executivo)

4.NP com adolescentes: Tarefa de desenvolvimento (Estilos de Vida Saudáveis); Neurotoxicidade (adição); Neuroplasticidade (Comportamento Saudável); Intervenções (Entrevista motivacional)

5.NP com adultos: Tarefa de desenvolvimento (Regulação do Humor); Neurotoxicidade (Stresse); Neuroplasticidade (Regulação Emocional); Intervenções (Envolvimento/Desengajamento Emocional)

6.NP com adultos idosos: Tarefa de desenvolvimento (Integração da Mente+Corpo); Neurotoxicidade (Empobrecimento Ambiental); Neuroplasticidade (Estimulação Sensorial); Intervenções (Treino Combinado) 

Docente(s) responsável(eis)

Óscar Filipe Coelho Neves Gonçalves

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 25.0%
Outra: 25.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Arden, J.B. (2019). Mind, Brain, Gene: Toward a Psychotherapy Integration. NY: Norton

Cozolino, L. (2017). The Neuroscience of Psychotherapy: Healing the Social Brain. NY: Norton (3rd Ed)

Folensbee, R. W. (2007). Neurosciences of psychological therapies. Cambridge University Press.

Gonçalves, Ó. F., & Perrone-McGovern, K. M. (2014). A neuroscience agenda for counseling

psychology research. Journal of Counseling and Psychology, 61(4), 507–512

Gonçalves, O. F., & Perrone-McGovern, K. M. (2016). Translating Neuroscience into Counselling Practice. Canadian Journal of Counselling and Psychotherapy, 50, 421-440.

Gonçalves, O. F. (2019). O cérebro errante. São Paulo: Brasil.

Paris, J. (2017). Psychotherapy in the age of neuroscience. NY: Oxford University Press