Estudo de Casos, Escrita de Relatórios e Ética em Neuropsicologia
1
2022-2023
02039934
Psicologia
Português
Inglês
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Avaliação Neuropsicológica: Crianças e Adolescentes; Avaliação Neuropsicológica: Adultos e Idosos ....
Métodos de Ensino
1. Apresentação dos objetivos da unidade curricular, das metodologias de ensino e avaliação e dos conteúdos programáticos.
2. Exposição oral e ensino dos conteúdos programáticos com recurso a diferentes tipos de materiais: visual (e.g., powerpoint), audiovisual (e.g., vídeo), e bibliográfico.
3. Apresentação de estudos de caso, relatórios neuropsicológicos e discussão de textos (casos clínicos, relatórios, ética em Neuropsicologia Clínica).
4. Realização de exercícios de elaboração de relatórios neuropsicológicos em sala de aula.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos:
1. Proporcionar uma visão ampla e integrada do processo de avaliação e intervenção em Neuropsicologia Clínica, considerando:
- os Estudos de Caso (clássicos, actuais), identificando lesões e/ou disfuncionamento cognitivo, as respectivas bases neuroanatómicas, os seus impactos nas actividades de vida diária.
- a escrita de Relatórios, reconhecendo a sua estrutura e complexidade;
- as questões Éticas e Deontológicas.
2. Competências a desenvolver:
- Leitura crítica de estudos de caso, abrangendo diferentes idades e condições clínicas representativas.
- Administração, cotação e interpretação de resultados em testes e outros instrumentos e técnicas de avaliação neuropsicológica.
- Escrita de relatórios de avaliação neuropsicológica.
- Compreender a importância e reconhecer a presença das questões e dilemas éticos em Neuropsicologia Clínica específicos do exercício da avaliação e da intervenção (e.g., reabilitação).
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Estudo de casos clínicos. Casos clássicos e casos actuais. Anatomia e função normais, o impacto de uma única lesão em várias estruturas e vias neurais diferentes, a integração do conhecimento de sistemas funcionais díspares, perturbações neuropsicológicas e correlações anatómicas.
2. Relatórios Neuropsicológicos. Princípios gerais. Seções: Identificando Informações e Motivo da Consulta; Informações básicas / história clínica; Testes administrados; Observações do Comportamento; Resultados/Interpretações dos Testes; Sumário e conclusões; Formulação / Conceptualização e Impressões Diagnósticas; Recomendações.
3. Estudos de caso e relatórios neuropsicológicos: Dificuldades Específicas de Aprendizagem; Depressão; Epilepsia, Lesão Cerebral Traumática, Declínio Cognitivo Ligeiro, Doença de Alzheimer, Avaliação para a planificação da intervenção em reabilitação.
4. Ética. Um modelo de tomada de decisão ética na Avaliação e Reabilitação em Neuropsicologia Clínica.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Manuela Pereira Vilar
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho escrito individual: Relatório de Caso (com protocolo de avaliação neuropsicológica e recomendação fundamentada de eventual proposta de intervenção específica (reabilitação e/ou psicoterapia): 70.0%
Bibliografia
Apps, J.,Newby, R.,& Roberts, L.(Eds.) (2008). Pediatric neuropsychology case studies.Springer
Blumenfeld,H. (2010). Neuroanatomy through Clinical Cases (2nd ed.). Sinauer Associates.
Bush, S. (2018). Ethical Decision Making in Clinical Neuropsychology (2nd ed.). OUP.
Code, C., Wallesch, C.-W., Joanette, Y., & Lecours, A.(Eds.) (1996/2003). Classic Cases in Neuropsychology (Vols. I & II).Psychology Press.
Donders, J. (Ed.) (2016). Neuropsychological report writing.Guilford.
Macniven,J. (Ed.) (2016). Neuropsychological Formulation: A clinical casebook.Springer.
Morgan, J., Baron, I., & Ricker, J. (Eds.) (2011). Casebook of clinical neuropsychology. OUP.
Moroni, C. & Narme, P. (Dir.) (2016). 20 cas cliniques en neuropsychologie.Dunod.
Postal, K., & Armstrong, K. (2013). Feedback that sticks: The art of effectively communicating neuropsychological assessment results. OUP.
Stucky, K.& Bush, S. (2017). The Neuropsychology fact-finding casebook:A training resource.Cambridge Univ. Press.