Estudo de Casos, Escrita de Relatórios e Ética em Neuropsicologia

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039934
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Avaliação Neuropsicológica: Crianças e Adolescentes; Avaliação Neuropsicológica: Adultos e Idosos ....

Métodos de Ensino

1. Apresentação dos objetivos da unidade curricular, das metodologias de ensino e avaliação e dos conteúdos programáticos.

2. Exposição oral e ensino dos conteúdos programáticos com recurso a diferentes tipos de materiais: visual (e.g., powerpoint), audiovisual (e.g., vídeo), e bibliográfico.

3. Apresentação de estudos de caso, relatórios neuropsicológicos e discussão de textos (casos clínicos, relatórios, ética em Neuropsicologia Clínica).

4. Realização de exercícios de elaboração de relatórios neuropsicológicos em sala de aula.    

Resultados de Aprendizagem

Objectivos:       

1. Proporcionar uma visão ampla e integrada do processo de avaliação e intervenção em Neuropsicologia Clínica, considerando:

- os Estudos de Caso (clássicos, actuais), identificando lesões e/ou disfuncionamento cognitivo, as respectivas bases neuroanatómicas, os seus impactos nas actividades de vida diária.

- a escrita de Relatórios, reconhecendo a sua estrutura e complexidade;

- as questões Éticas e Deontológicas.

 

2. Competências a desenvolver:

- Leitura crítica de estudos de caso, abrangendo diferentes idades e condições clínicas representativas.

- Administração, cotação e interpretação de resultados em testes e outros instrumentos e técnicas de avaliação neuropsicológica.

- Escrita de relatórios de avaliação neuropsicológica.

- Compreender a importância e reconhecer a presença das questões e dilemas éticos em Neuropsicologia Clínica específicos do exercício da avaliação e da intervenção (e.g., reabilitação). 

Estágio(s)

Não

Programa

1. Estudo de casos clínicos. Casos clássicos e casos actuais. Anatomia e função normais, o impacto de uma única lesão em várias estruturas e vias neurais diferentes, a integração do conhecimento de sistemas funcionais díspares, perturbações neuropsicológicas e correlações anatómicas.

2. Relatórios Neuropsicológicos. Princípios gerais. Seções: Identificando Informações e Motivo da Consulta; Informações básicas / história clínica; Testes administrados; Observações do Comportamento; Resultados/Interpretações dos Testes; Sumário e conclusões; Formulação / Conceptualização e Impressões Diagnósticas; Recomendações.

3. Estudos de caso e relatórios neuropsicológicos: Dificuldades Específicas de Aprendizagem; Depressão; Epilepsia, Lesão Cerebral Traumática, Declínio Cognitivo Ligeiro, Doença de Alzheimer, Avaliação para a planificação da intervenção em reabilitação.

4. Ética. Um modelo de tomada de decisão ética na Avaliação e Reabilitação em Neuropsicologia Clínica.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Manuela Pereira Vilar

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho escrito individual: Relatório de Caso (com protocolo de avaliação neuropsicológica e recomendação fundamentada de eventual proposta de intervenção específica (reabilitação e/ou psicoterapia): 70.0%

Bibliografia

Apps, J.,Newby, R.,& Roberts, L.(Eds.) (2008). Pediatric neuropsychology case studies.Springer

Blumenfeld,H. (2010). Neuroanatomy through Clinical Cases (2nd ed.). Sinauer Associates.

Bush, S. (2018). Ethical Decision Making in Clinical Neuropsychology (2nd ed.). OUP.

Code, C., Wallesch, C.-W., Joanette, Y., & Lecours, A.(Eds.) (1996/2003). Classic Cases in Neuropsychology (Vols. I & II).Psychology Press.

Donders, J. (Ed.) (2016). Neuropsychological report writing.Guilford.

Macniven,J. (Ed.) (2016). Neuropsychological Formulation: A clinical casebook.Springer.

Morgan, J., Baron, I., & Ricker, J. (Eds.) (2011). Casebook of clinical neuropsychology. OUP.

Moroni, C. & Narme, P. (Dir.) (2016). 20 cas cliniques en neuropsychologie.Dunod.

Postal, K., & Armstrong, K. (2013). Feedback that sticks: The art of effectively communicating neuropsychological assessment results. OUP.

Stucky, K.& Bush, S. (2017). The Neuropsychology fact-finding casebook:A training resource.Cambridge Univ. Press.