Avaliação Neuropsicológica: Adultos e Idosos
1
2024-2025
02039912
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Método expositivo, apoiado na apresentação de slides/ppt, com disponibilização de bibliografia atual e representativa das temáticas, incluindo estudos na população portuguesa. Métodos interrogativos/pensamento crítico. Treino de competências de testing/prática na aplicação de um protocolo de avaliação neuropsicológica a um adulto ou idoso, cotação, análise e interpretação de resultados, bem como formulação/conceptualização de caso e realização de um relatório neuropsicológico. Prevê-se também a orientação tutorial na realização destas tarefas.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer/compreender os fundamentos, princípios, objetivos, processos/procedimentos e protocolos de avaliação neuropsicológica, nomeadamente em adultos e idosos.
2. Conhecer/compreender alguns dos principais testes neuropsicológicos associados ao exame/avaliação de diferentes funções/domínios neurocognitivos, incluindo as suas potencialidades, vantagens e limites.
Resultados de aprendizagem: 1. Demonstrar competência na administração, cotação, análise e interpretação dos resultados nos testes neuropsicológicos. 2. Demonstrar capacidade para articular e comunicar informação obtida a partir da entrevista, história e observação clínicas e resultados nos testes neuropsicológicos no contexto da elaboração de um relatório neuropsicológico. 3. Compreender a complexidade do trabalho de avaliação neuropsicológica. 4. Conhecer temas e abordagens atuais/emergentes de investigação em avaliação neuropsicológica de adultos e idosos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Modelo multidimensional de avaliação neuropsicológica.
2. Questões éticas em contexto de avaliação neuropsicológica de adultos e idosos.
3. Entrevista clínica.
4. Inteligência geral e pré-mórbida: e.g. WAIS-III, TeLPI, BARC.
5. Rastreio cognitivo e cognição geral: e.g. MMSE, MoCA, ACE-R, CDR, ADAS-Cog.
6. Memória: e.g. WMS-III, FCSRT, AVLT, FCRey, CVMT, SMC, EQDC.
7. Atenção e Funções Executivas: e.g. Barragem de Toulouse & Piéron, D2, BADS, TMT A & B, Stroop, Fluência Verbal, BRIEF-A.
8. Linguagem, Lateralidade e Funções Motoras: e.g. PAL-PORT, Token Test, Purdue Pegboard Test, Grooved Pegboard Test.
9. Capacidade Funcional: e.g. IAFAI.
10. Personalidade, Sintomas Psicopatológicos e Qualidade de Vida: e.g. NEO FFI, EPQ-R, HAP, NPI, GDS-30, GAI, WHOQOL-OLD.
11. Validade de desempenho: e.g. TOMM, Rey 15-IMT.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Manuela Pereira Vilar
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Arnett, P. (2013). Secondary influences on neuropsychological test performance. New York:OUP.
Lezak, M., Howieson, D., Bigler, E., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological assessment (5th ed). New York: Oxford University Press.
Simões, M. R., Santana, I., & Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demência (Eds.) (2015). Escalas e Testes na Demência (3ª. edição) [Scales and Tests in Dementia, 3rd ed.]. Lisboa: Novartis.
Snyder, P., Nursbaum, P., & Robins, D. (Eds.) (2014). Clinical neuropsychology: A pocket handbook for assessment (3rd ed.).Washington, DC:APA.
Strauss, E., Sherman, E.M.S., & Spreen, O. (2006). A Compendium of neuropsychological tests: Administration, norms, and commentary. New York: Oxford University Press.
Tuokko, H. A., & Smart, C. M. (2018). Neuropsychology of cognitive decline: A developmental approach to assessment and intervention. New York: Guildford.