Avaliação Neuropsicológica: Adultos e Idosos

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039912
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Método expositivo, apoiado na apresentação de slides/ppt, com disponibilização de bibliografia atual e representativa das temáticas, incluindo estudos na população portuguesa. Métodos interrogativos/pensamento crítico. Treino de competências de testing/prática na aplicação de um protocolo de avaliação neuropsicológica a um adulto ou idoso, cotação, análise e interpretação de resultados, bem como formulação/conceptualização de caso e realização de um relatório neuropsicológico. Prevê-se também a orientação tutorial na realização destas tarefas.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer/compreender os fundamentos, princípios, objetivos, processos/procedimentos e protocolos de avaliação neuropsicológica, nomeadamente em adultos e idosos.

2. Conhecer/compreender alguns dos principais testes neuropsicológicos associados ao exame/avaliação de diferentes funções/domínios neurocognitivos, incluindo as suas potencialidades, vantagens e limites.

Resultados de aprendizagem: 1. Demonstrar competência na administração, cotação, análise e interpretação dos resultados nos testes neuropsicológicos. 2. Demonstrar capacidade para articular e comunicar informação obtida a partir da entrevista, história e observação clínicas e resultados nos testes neuropsicológicos no contexto da elaboração de um relatório neuropsicológico. 3. Compreender a complexidade do trabalho de avaliação neuropsicológica. 4. Conhecer temas e abordagens atuais/emergentes de investigação em avaliação neuropsicológica de adultos e idosos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Modelo multidimensional de avaliação neuropsicológica.

2. Questões éticas em contexto de avaliação neuropsicológica de adultos e idosos.

3. Entrevista clínica.

4. Inteligência geral e pré-mórbida: e.g. WAIS-III, TeLPI, BARC.

5. Rastreio cognitivo e cognição geral: e.g. MMSE, MoCA, ACE-R, CDR, ADAS-Cog.

6. Memória: e.g. WMS-III, FCSRT, AVLT, FCRey, CVMT, SMC, EQDC.

7. Atenção e Funções Executivas: e.g. Barragem de Toulouse & Piéron, D2, BADS, TMT A & B, Stroop, Fluência Verbal, BRIEF-A.

8. Linguagem, Lateralidade e Funções Motoras: e.g. PAL-PORT, Token Test, Purdue Pegboard Test, Grooved Pegboard Test.

9. Capacidade Funcional: e.g. IAFAI.

10. Personalidade, Sintomas Psicopatológicos e Qualidade de Vida: e.g. NEO FFI, EPQ-R, HAP, NPI, GDS-30, GAI, WHOQOL-OLD.

11. Validade de desempenho: e.g. TOMM, Rey 15-IMT.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Manuela Pereira Vilar

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Arnett, P. (2013). Secondary influences on neuropsychological test performance. New York:OUP.

Lezak, M., Howieson, D., Bigler, E., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological assessment (5th ed). New York: Oxford University Press.

Simões, M. R., Santana, I., & Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demência (Eds.) (2015). Escalas e Testes na Demência (3ª. edição) [Scales and Tests in Dementia, 3rd ed.]. Lisboa: Novartis.

Snyder, P., Nursbaum, P., & Robins, D. (Eds.) (2014). Clinical neuropsychology: A pocket handbook for assessment (3rd ed.).Washington, DC:APA.

Strauss, E., Sherman, E.M.S., & Spreen, O. (2006). A Compendium of neuropsychological tests: Administration, norms, and commentary. New York: Oxford University Press.

Tuokko, H. A., & Smart, C. M. (2018). Neuropsychology of cognitive decline: A developmental approach to assessment and intervention. New York: Guildford.