Temas de Neuropsicologia Cognitiva
1
2023-2024
02039901
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
3.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Método expositivo e participação activa dos estudantes, designadamente através da apresentação oral e escrita de 2 trabalhos baseados em artigos científicos sobre conteúdos do programa.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos
Conhecer os diferentes processos implicados na memória, compreensão/produção da linguagem e no controlo executivo.
Saber relacionar o funcionamento normativo e patológico destes processos com os respetivos substratos neurais.
Conhecer modelos de distribuição espacial/lateralização hemisférica, de dinâmica temporal e de interpretação de padrões de sobre(sub)activação de regiões cerebrais associados ao envelhecimento cognitivo.
Saber caracterizar as alterações associadas à idade, no funcionamento e nas respectivas bases neurais, na memória, linguagem e funções executivas.
Resultados da aprendizagem
Conhecimento integrado dos processos mentais inerentes à memória, linguagem e funções executivas e respectivas bases neurais.
Ser capaz de diferenciar funcionamento normativo e patológico ao nível comportamental e neural da memória, linguagem e funções executivas.
Conhecimento do impacto do envelhecimento nas funções cognitivas estudadas.
Estágio(s)
NãoPrograma
MEMÓRIA
- Consolidação do sistema: consolidação e reconsolidação da memória episódica; recuperação episódica: dados de neuroimagem funcional (Potenciais Relacionados com Eventos e fMRI); modelos animais da amnésia.
LINGUAGEM
- Processamento lexical, morfológico, sintático, discursivo e respetivos substratos neurais; patologias da linguagem de origem lesional e degenerativa.
FUNÇÕES EXECUTIVAS
- Processos supraordenados de controlo da cognição/ação e seus substratos neurais: planeamento, atenção, e inibição; patologias do controlo executivo de origem lesional e degenerativa.
ENVELHECIMENTO
- Modelos do envelhecimento (e.g., HERA, HAROLD, ELSA, STAC); explicações da diminuição de assimetrias hemisféricas: desdiferenciação, competição e compensação.
- Alterações normativas associadas à idade em processos de memória (e.g., memória episódica, memória de trabalho), linguagem (e.g, processamento lexical, sintáctico e pragmático na compreensão e produção de linguagem) e funções executivas.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 40.0%
Frequência: 60.0%
Bibliografia
Anderson, V., Jacobs, R., & Anderson, P.(2014). Executive functions and the frontal lobes: A lifespan perspective. New York: Taylor & Francis.
Cabeza, R., Nyberg, L., & Park, D. (2005) (Eds.), Cognitive neuroscience of aging. Oxford: OUP.
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Menn, L., & Dronkers, N. (2015). Psycholinguistics: Introduction and applications (2nd edition). San Diego, CA: Plural Publishing.
Ochsner, K., & Kosslyn, S. (2014).The Oxford handbook of cognitive neuroscience. Oxford: OUP.
Parker, A., Wilding, E. L., & Bussey, T. (2002). The cognitive neuroscience of memory: Encoding and retrieval. Hove: Psychology Press.
Roediger, H. L. , Dudai, Y., &. Fitzpatrick, S. M. (2007). Science of memory: Concepts. Oxford: OUP.
Slotnick, S. D. (2017). Cognitive neuroscience of memory. Cambridge University Press.
Ward, J. (2020). The student's guide to cognitive neuroscience (4th Edition). London: Routledge.