Temas de Neuropsicologia Cognitiva

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039901
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Método expositivo e participação activa dos estudantes, designadamente através da apresentação oral e escrita de 2 trabalhos baseados em artigos científicos sobre conteúdos do programa. 

Resultados de Aprendizagem

Objectivos

Conhecer os diferentes processos implicados na memória, compreensão/produção da linguagem e no controlo executivo.

Saber relacionar o funcionamento normativo e patológico destes processos com os respetivos substratos neurais.

Conhecer modelos de distribuição espacial/lateralização hemisférica, de dinâmica temporal e de interpretação de padrões de sobre(sub)activação de regiões cerebrais associados ao envelhecimento cognitivo.

Saber caracterizar as alterações associadas à idade, no funcionamento e nas respectivas bases neurais, na memória, linguagem e funções executivas.

 

Resultados da aprendizagem

Conhecimento integrado dos processos mentais inerentes à memória, linguagem e funções executivas e respectivas bases neurais.

Ser capaz de diferenciar funcionamento normativo e patológico ao nível comportamental e neural da memória, linguagem e funções executivas.

Conhecimento do impacto do envelhecimento nas funções cognitivas estudadas.

Estágio(s)

Não

Programa

MEMÓRIA

- Consolidação do sistema: consolidação e reconsolidação da memória episódica; recuperação episódica: dados de neuroimagem funcional (Potenciais Relacionados com Eventos e fMRI); modelos animais da amnésia.

LINGUAGEM

- Processamento lexical, morfológico, sintático, discursivo e respetivos substratos neurais; patologias da linguagem de origem lesional e degenerativa.

FUNÇÕES EXECUTIVAS

- Processos supraordenados de controlo da cognição/ação e seus substratos neurais: planeamento, atenção, e inibição; patologias do controlo executivo de origem lesional e degenerativa.

ENVELHECIMENTO

- Modelos do envelhecimento (e.g., HERA, HAROLD, ELSA, STAC); explicações da diminuição de assimetrias hemisféricas: desdiferenciação, competição e compensação.

- Alterações normativas associadas à idade em processos de memória (e.g., memória episódica, memória de trabalho), linguagem (e.g, processamento lexical, sintáctico e pragmático na compreensão e produção de linguagem) e funções executivas.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Salomé Ferreira Estima Pinho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 40.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

Anderson, V., Jacobs, R., & Anderson, P.(2014). Executive functions and the frontal lobes: A lifespan perspective. New York: Taylor & Francis.

Cabeza, R., Nyberg, L., & Park, D. (2005) (Eds.), Cognitive neuroscience of aging. Oxford: OUP.

Friederici, A. D. (2017). Language in our brain: The Origins of a uniquely human capacity. Cambridge, MA: MIT Press.

Menn, L., & Dronkers, N. (2015). Psycholinguistics: Introduction and applications (2nd edition). San Diego, CA: Plural Publishing.

Ochsner, K., & Kosslyn, S. (2014).The Oxford handbook of cognitive neuroscience. Oxford: OUP.

Parker, A., Wilding, E. L., & Bussey, T. (2002). The cognitive neuroscience of memory: Encoding and retrieval. Hove: Psychology Press.

Roediger, H. L. , Dudai, Y., &. Fitzpatrick, S. M. (2007). Science of memory: Concepts. Oxford: OUP.

Slotnick, S. D. (2017). Cognitive neuroscience of memory. Cambridge University Press.

Ward, J. (2020). The student's guide to cognitive neuroscience (4th Edition). London: Routledge.