NeuroAconselhamento e Psicoterapia na Idade Avançada

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039889
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular utilizar-se-ão estratégias e atividades diversificadas, com recurso à exposição oral, exposição dialogada, trabalho de grupo e discussão, resolução de problemas e análise de casos ilustrando diferentes tipos de problemas, incluindo perturbações neurocognitivas e mentais e respostas implicando a mobilização de diferentes técnicas de aconselhamento e distintos modelos de intervenção psicoterapêutica.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender os diferentes problemas perturbações neurocognitivas e perturbações mentais comuns na idade adulta avançada.

2. Adquirir conhecimentos sobre problemas mais frequentes colocados em contexto de consulta psicológica e as  diferentes possibilidades de intervenção.

3. Adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre intervenção, neuroaconselhamento e psicoterapias na idade adulta avançada.

4. Reflectir sobre as teorias e modelos subjacentes aos diferentes tipos de intervenção (neuroaconselhamento, psicoterapia).

5. Saber aplicar os principais modelos de intervenção (neuroaconselhamento, psicoterapia) a estudos de caso e a experiências clínicas.

6. Desenvolver as atitudes e competências para estabelecer uma relação de ajuda.

7. Adquirir capacidade para desenvolver programas de intervenção na idade adulta avançada nas principais áreas de atuação do psicólogo.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Integrar a neurociência e o funcionamento neuropsicológico no aconselhamento e na psicoterapia com idosos.Alterações cognitivas, funcionamento executivo, atenção, memória de trabalho, velocidade de processamento e scripts: sua relevância para o envolvimento terapêutico.Diretrizes para o Neuroaconselhamento.Processamento das histórias de clientes: Como pensar e analisar as narrativas

Construir a relação terapêutica.Usando o Eu no trabalho com pessoas mais velhas e seus sistemas significativos.Dos problemas para as possibilidades.

2. Responder aos problemas do Cliente:Transição de papéis; Declínio Cognitivo Ligeiro e Demência; Dor persistente; Insónia; Depressão; Ansiedade; Stress; Doença crónica; Somatização; Quedas; Luto/Perda.

3. Teoria, Modelos e Intervenções baseadas na evidência:Terapia Cognitivo-Comportamental;Terapia de Aceitação e Compromisso;Mindfullness;Terapia de Resolução de Problemas;Terapia Centrada na Pessoa; Grupos de Apoio; Terapias Expressivas; Cuidados paliativos.

Docente(s) responsável(eis)

Margarida Maria Batista Mendes Pedroso Lima

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%

Bibliografia

Anderson, E. et al.(Eds.)(2019). Being with older people:A systemic approach. Routledge.

Field, Th. et al.(2017). Neurocounseling:Brain-Based Clinical Approaches. Am. Counseling Association.

Luke, C.(2019). Neuroscience for Counselors and Therapists:Integrating the Sciences of the Mind and Brain (2nd ed.). Cognella Academic Publishing.

Chapman, F.(2017). Counselling and Psychotherapy with older people in care.Jessica Kingsley Publishers.

Frazer, D. et al.(2014). The Older Adult Psychotherapy Treatment Planner (2nd ed.). Wiley.

James, I.(2010). Cognitive Behavioural Therapy with older people: Interventions for those with and without dementia. Jessica Kingsley Publishers.

Tampi, R. et al. (Eds.)(2020). Psychotherapy in Later Life.CUP.

Erwin, K.(2012). Group Techniques for Aging Adults: Putting Geriatric Skills Enhancement into Practice (2nd ed.).Routledge.

Lipinska, D.(2009). Person-Centred Counselling for People with Dementia: Making Sense of Self. Jessica Kingsley Publishers.