Estimulação e Reabilitação Neuropsicológica

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039867
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas expositivas com disponibilização de bibliografia atual e representativa das temáticas, incluindo estudos para a população portuguesa. Treino de competências de planeamento de um programa de estimulação e/ou reabilitação neuropsicológica adaptado a quadros clínicos. Treino de competências práticas de implementação, monitorização e integração de informação/outputs de reabilitação cognitiva a partir de visitas a instituições (ex.: Centro de Estimulação para Pessoas com Demência, Associação Bento XVI, Alzheimer Portugal, entre outras).

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os fundamentos, princípios e objetivos da reabilitação neuropsicológica.

2. Conhecer as principais tipologias e metodologias de reabilitação neuropsicológica.

3. Enquadrar as principais tipologias de reabilitação neuropsicológica na estimulação e/ou reabilitação das diferentes funções psicológicas e em diversos quadros clínicos, incluindo as suas potencialidades e limites.

 

Competências/Resultados de aprendizagem: 1. Demonstrar competência no planeamento e implementação de técnicas de reabilitação neuropsicológica. 2. Demonstrar capacidade para monitorizar, articular e comunicar informação dos outputs da intervenção. 3. Compreender a complexidade, potencialidades e limites do trabalho de intervenção em estimulação e reabilitação neuropsicológicas. 4. Conhecer temas atuais de investigação neste âmbito.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Modelo multidimensional de reabilitação neuropsicológica.

2. Importância da estreita relação entre a avaliação neuropsicológica e o planemaneto de um programa de estimulação e/ou reabilitação neuropsicológica.

3. Técnicas de estimulação e/ou reabilitação neuropsicológica: fundamentação teórica e empírica, exemplificação de aplicação em diversos quadros clínicos, aspetos éticos associados e potencialidades e limites.

3.1 Terapia de Reminiscência.

3.2 Terapia pela Validação.

3.3 Terapia de Orientação para a Realidade.

3.4 Estimulação Multissensorial.

3.5 Terapia Transgeracional.

3.6 Hipnoterapia.

3.7 Terapia pela Música.

3.8 Terapia Assistida por Animais.

3.9 Treino de Atividades de Vida Diária.

3.10 Treino de Competências Socio-Emocionais.

3.11 Psicoeducação e Grupos de Ajuda Mútua.

3.12 Neurofeedback.

3.13 Estimulação Transcraneana.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Cristina Petrucci Almeida Albuquerque

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%

Bibliografia

Ben-Yishay, Y., & Diller, L. (2011). Handbook of holistic neuropsychological rehabilitation. Outpatient rehabilitation of traumatic brain injury. Oxford: Oxford University Press.

D’Amato, R. C. & Hartlage, L. C. (2008). Essentials of neuropsychological assessment: Treatment planning for rehabilitation (2nd ed). New York: Springer .

Rajeswaran, J. (Ed.) (2013). Neuropsychological Rehabilitation: Principles and Applications. London: Elsevier.

Wilson, B. A. (Ed.) (2003). Neuropsychological rehabilitation: Theory and practice. Lisse: Swets & Zeitlinger publishers.

Wilson, B. A., Winegardner, J., Heughten, C. M., & Ownsworth, T. (2017). Neuropsychological rehabilitation: The international handbook. New York: Routledge.

Wilson, B. A., Gracey, F., Evans, J. J., & Bateman, A. (2009). Neuropsychological rehabilitation: Theory, models, therapy and outcome. Cambridge: Cambridge University Press.