Estágio em Intervenções Cognitivo- Comportamentais na Psicologia Clínica e da Saúde
2
2021-2022
02039833
Psicologia
Português
Presencial
30.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Os estudantes devem ter terminado com sucesso o 1º ano do Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde
Métodos de Ensino
O ensino é maioritariamente tutorial, baseando-se em metodologias ativas (observação e participação nas consulta/atividades) na instituição onde o estágio decorre. A supervisão efetuada pela FPCEUC é também tutorial e ativa, implicando a apresentação e discussão de casos clínicos, bem como role-plays de possíveis técnicas a utilizar.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos:
- Preparar o estudante para a profissionalização, integrando-o no mundo do trabalho do psicólogo clínico, em actividades relacionadas com intervenções cognitivo-comportamentais na àrea da saúde
- Proporcionar experiências formativas em contexto profissional, onde os conhecimentos adquiridos ao longo da formação em Psicologia possam ser aplicados e desenvolvidos, articulando teoria e prática
- Promover a aquisição/desenvolvimento de conhecimentos e competências sujacentes à prática clínica
- Favorecer o desenvolvimento profissional e pessoal do estagiário, necessário ao desempenho da profissão e à aprendizagem ao longo da vida.
Competências a desenvolver:
a) Clínicas
- Avaliação e diagnóstico psicopatológico;
- Conceptualização de caso
- Planeamento terapêutico;
- Intervenção psicoterapêutica;
- Comunicação de resultados;
b) Pessoais e interpessoais
- Responsabildade, autonomia, iniciativa;
- Trabalho em equipa;
- Reflexão crítica e auto-avaliação do trabalho realizado.
Estágio(s)
SimPrograma
1. Seminário de preparação do estágio
2. Integração do estagiário na instituição e na equipa;
2.1 Conhecimento da equipa, da instituição e do trabalho aí realizado
2.2 Acompanhamento dos profissionais nas actividades realizadas na instituição
3. Aprofundamento e aplicação plena dos conhecimentos e competências em contexto profissional, em regime de tutoria
3.1 Avaliação psicológica e diagnóstico psicopatológico
3.2 Conceptualização de caso, de acordo como modelo cognitivo-comportamental
3.3 Elaboração de histórias e de relatórios clínicos
3.4 Intervenção terapêutica, de acordo com modelos cognitivo-comportamentais específicos
3.5 Participação activa nas reuniões clínicas multidisciplinares
3.6 Elaboração de um relatório final de estágio.
4. Supervisão do estágio realizada na FPCE-UC
4.1 Apresentação de resumos e histórias clínicas de casos seguidos na instituição onde decorre o estágio
4.2 Discussão e orientação de avaliações e intervenções terapêuticas dos casos clínicos seguidos
Docente(s) responsável(eis)
Maria Cristina Cruz Sousa Portocarrero Canavarro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório de Estágio com defesa pública: 100.0%
Bibliografia
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Corrie, S., Townend, M., and Cockx, A. (2016). Assessment and case formulation in cognitive-behavioural therapy. Sage Publications Ltd
Beck, J. S. and Beck, A. T. (2011). Cognitive Behavior Therapy, Second Edition: Basics and Beyond. Guilford Press
Wright, J. H., Brown, G. K., Thase M. E., Basco, M. R., Gabbard, G. O. (2017). Learning Cognitive-behavior Therapy: An Illustrated Guide (Core Competencies in Psychotherapy). 2 Rev Edition. Amer Psychiatric Pub
Neenan, M., and Dryden, W. (2014). Cognitive Behaviour Therapy: 100 Key Points and Techniques 2nd Edition. Routledge.
Labuca, J. and Axelroad, B. N. (2018). Cognitive Behavior Treatment Protocols for Medical Settings: A Clinician’s Guide. Routledge.
Hayes, S. C. and Hofman, S. (2018). Process-Based CBT: The Science and Core Clinical Competencies of Cognitive Behavioral Therapy. Context Press.