Estágio em Intervenções Cognitivo- Comportamentais na Psicologia Clínica e da Saúde

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039833
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os estudantes devem ter terminado com sucesso o 1º ano do Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde

Métodos de Ensino

O ensino é maioritariamente tutorial, baseando-se em metodologias ativas (observação e participação nas consulta/atividades) na instituição onde o estágio decorre. A supervisão efetuada pela FPCEUC é também tutorial e ativa, implicando a apresentação e discussão de casos clínicos, bem como role-plays de possíveis técnicas a utilizar. 

Resultados de Aprendizagem

Objectivos:

- Preparar o estudante para a profissionalização, integrando-o no mundo do trabalho do psicólogo clínico,  em actividades relacionadas com intervenções cognitivo-comportamentais na àrea da saúde

- Proporcionar experiências formativas em contexto profissional, onde os conhecimentos adquiridos ao longo da formação em Psicologia possam ser aplicados e desenvolvidos, articulando teoria e prática

- Promover a aquisição/desenvolvimento de conhecimentos e competências sujacentes à prática clínica

- Favorecer o desenvolvimento profissional e pessoal do estagiário, necessário ao desempenho da profissão e à aprendizagem ao longo da vida.

Competências a desenvolver:

a) Clínicas

- Avaliação e diagnóstico psicopatológico;

- Conceptualização de caso

- Planeamento terapêutico;

- Intervenção psicoterapêutica;

- Comunicação de resultados;

b) Pessoais e interpessoais

- Responsabildade, autonomia, iniciativa;

- Trabalho em equipa;

- Reflexão crítica e auto-avaliação do trabalho realizado.

Estágio(s)

Sim

Programa

1. Seminário de preparação do estágio

2. Integração do estagiário na instituição e na equipa;

2.1 Conhecimento da equipa, da instituição e do trabalho aí realizado

2.2 Acompanhamento dos profissionais nas actividades realizadas na instituição

3. Aprofundamento e aplicação plena dos conhecimentos e competências em contexto profissional, em regime de tutoria

3.1 Avaliação psicológica e diagnóstico psicopatológico

3.2 Conceptualização de caso, de acordo como modelo cognitivo-comportamental

3.3 Elaboração de histórias e de relatórios clínicos

3.4 Intervenção terapêutica, de acordo com modelos cognitivo-comportamentais específicos

3.5 Participação activa nas reuniões clínicas multidisciplinares

3.6 Elaboração de um relatório final de estágio.

4. Supervisão do estágio realizada na FPCE-UC

4.1 Apresentação de resumos e histórias clínicas de casos seguidos na instituição onde decorre o estágio

4.2 Discussão e orientação de avaliações e intervenções terapêuticas dos casos clínicos seguidos

Docente(s) responsável(eis)

Maria Cristina Cruz Sousa Portocarrero Canavarro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de Estágio com defesa pública: 100.0%

Bibliografia

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Wright, J. H.,‎ Brown, G. K.,‎ Thase M. E.,‎ Basco, M. R.,‎ Gabbard, G. O. (2017). Learning Cognitive-behavior Therapy: An Illustrated Guide (Core Competencies in Psychotherapy). 2 Rev Edition. Amer Psychiatric Pub

 

Neenan, M., and Dryden, W. (2014). Cognitive Behaviour Therapy: 100 Key Points and Techniques 2nd Edition. Routledge.

 

Labuca, J. and Axelroad, B. N. (2018). Cognitive Behavior Treatment Protocols for Medical Settings: A Clinician’s Guide. Routledge.

 

Hayes, S. C. and Hofman, S. (2018). Process-Based CBT: The Science and Core Clinical Competencies of Cognitive Behavioral Therapy. Context Press.