Dissertação
2
2021-2022
02039822
Psicologia
Português
Presencial
24.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos básicos de estatística descritiva e inferencial, assim como noções básicas de metodologia de investigação em ciências sociais e humanas, sobretudo no âmbito da Psicologia. Esta unidade curricular beneficia da articulação com duas outras U.C. do segundo ano do ciclo de estudos (Métodos Avançados de Investigação em Psicologia Clínica e da Saúde e Métodos Avançados de Análise de Dados em Psicologia Clínica e da Saúde), permitindo aos estudantes a aplicação dos métodos de investigação e de análise de dados num projeto específico de dissertação.
Métodos de Ensino
É privilegiado o método de ensino “aprender fazendo”, i.e., o ensino através da prática, incluindo:
a. Seminários de investigação de grupo: têm como objetivo a aquisição de competências e conteúdos necessários à realização de um projeto de investigação e à redação de um artigo científico através do uso de metodologias de ensino interativas e centradas na exploração ativa;
b. Acompanhamento tutorial: contempla o treino supervisionado das competências práticas e de resolução de problemas inerentes ao processo de investigação e à redação de uma dissertação em formato artigo.
Resultados de Aprendizagem
A U.C. visa que os estudantes compreendam e dominem o processo de investigação na área da psicologia clínica e da saúde. Assim, esta U.C. tem como objetivo o desenvolvimento das competências necessárias ao desenho e realização de um projeto de investigação e à redação da uma dissertação em formato artigo.
Estas incluem competências específicas e competências transversais:
Competências específicas:
a) Definir um problema de investigação
b) Formular hipóteses de investigação
c) Assegurar os procedimentos éticos
d) Pesquisar em bases de literatura científica
e) Escrever uma revisão da literatura
f) Realizar procedimentos de amostragem
g) Preparar bases de dados e executar análises estatísticas
h) Interpretar e discutir os resultados, reconhecendo as suas limitações e implicações
i) Dominar o processo de escrita científica
Competências transversais:
j) Desenvolver uma perspetiva crítica sobre o conhecimento científico
k) Consolidar conhecimentos de natureza metodológica e de avaliação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Seminários introdutórios:
a. O processo de investigação científica
b. Abordagem das questões éticas inerentes ao processo de investigação em psicologia
c. Planificação das diferentes etapas para a execução do projeto de investigação
d. Pesquisa em bases de dados bibliográficas
e. Leitura crítica de artigos científicos
f. Consolidação dos conhecimentos acerca da escrita científica e das normas para a apresentação dos dados.
2. Pesquisa bibliográfica e revisão da literatura no âmbito da temática em estudo;
3. Elaboração de um projeto de investigação científica:
a. Planificação das diferentes fases de investigação
b. Elaboração de um cronograma para a execução do projeto de investigação
c. Redação do projeto de investigação a executar;
4. Metodologia e procedimentos inerentes à recolha de amostra adequada para o estudo;
5. Reflexão crítica acerca dos resultados obtidos
6. Definição da estrutura de uma dissertação em formato artigo
7. Redação de uma dissertação em formato artigo
Docente(s) responsável(eis)
Maria Cristina Cruz Sousa Portocarrero Canavarro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho escrito (dissertação em formato artigo) e Defesa pública da dissertação: 100.0%
Bibliografia
A bibliografia será indicada pelo orientador de acordo com a temática do projeto de investigação/ dissertação a ser desenvolvido por cada aluno.
The bibliography will be indicated by the Professor/ master's advisor according to the theme of the research / dissertation project to be developed by each student.
Brough, P. (Ed.) (2019). Advanced research methods for applied Psychology: Design, analysis and reporting. New York, NY: Routledge.
Cargill, M., & O’Connor, P. (2009). Writing scientific research articles: Strategy and Steps. West Sussex, UK: Wiley-Blackwell.
Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Retrived from: https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/web_cod_deontologico_pt_revisao_2016.pdf
Field, A. (2017). Discovering statistics using SPSS (5th ed.). London: Sage Publications.
Hayes, A.F. (2013). Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis: A regression-based approach. New York, NY: Guilford Press.