Métodos Avançados de Análise de Dados em Psicologia Clínica e da Saúde

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039811
Área Científica
Metodologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de estatística descritiva e inferencial, assim como noções básicas de metodologia de investigação em ciências sociais e humanas, sobretudo no âmbito da Psicologia.

Métodos de Ensino

Esta UC rege-se pelo princípio de “aprender-fazendo” e concretiza-se através de tipos de aula interativos: um teórico-prático (método expositivo), e que inclui a apresentação dos métodos de análise de dados e discussão de exemplos de aplicações práticas (e.g. análise de artigos); e outro aplicacional, contemplando o treino de competências práticas e resolução de problemas, incluindo a aplicação pelos estudantes de diferentes métodos fazendo uso de software estatístico (e.g. SPSS, PROCESS), análise crítica de aplicações das diferentes técnicas e apresentação de resultados em tese/artigo.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular (UC) tem por objetivo desenvolver e consolidar conhecimentos e competências que promovam uma prática avançada de análise de dados através da utilização de ferramentas informáticas de referência. A UC visa ainda providenciar conhecimentos de natureza metodológica e técnica relacionada com a definição e o uso da medida em Psicologia Clínica e da Saúde (PCS), incluindo procedimentos usados na aplicação e validação de instrumentos de avaliação. Pretende-se que os alunos desenvolvam competências práticas de análise de dados quantitativos e qualitativos, de raciocínio estatístico e a capacidade para decidir e selecionar as técnicas de análise mais apropriadas a distintos problemas/planos de investigação mais complexos (incluindo de uso de software estatístico) e competências de interpretação da informação obtida, e que utilize linguagem estatística de forma clara e correta, incluindo a sua escrita tendo por base as normas de publicação comummente aceites (e.g. APA).

Estágio(s)

Não

Programa

1 Noções básicas de análise de dados/estatística e análise computorizada de dados

 

2 Estatística descritiva e representação gráfica

 

3 Inferência estatística

3.1 Métodos paramétricos e não paramétricos univariados e bivariados

3.2 Análise multivariada da variância, covariância e medidas repetidas

3.3 Modelos de regressão linear simples, múltipla e logística

3.4 Reportar resultados em artigo

 

4 Psicometria

4.1 Teoria da medida e estatística aplicada à psicometria

4.2 Adaptação/validação de questionários de avaliação psicológica: Estudos de precisão e validade

4.3 Análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória

4.4 Reportar resultados em artigo

 

5 Modelação: Mediação e moderação

5.1 Mediação: Parcial e total; efeitos totais, diretos e indiretos

5.2 Moderação: Efeitos principais e de interação, moderadores categoriais e contínuos

5.3 Aplicações com software (SPSS e PROCESS)

5.4 Reportar resultados em artigo

 

6 Métodos de análise de dados em investigação qualitativa

Docente(s) responsável(eis)

Marco Daniel de Almeida Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Teste individual, em sala de aula: 100.0%

Bibliografia

Byrne, B. (2010). Structural equation modeling with Amos: Basic concepts, applications and programming (2nd ed.). New Jersey, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

 

Cohen, R.J., & Swerdlik, M.E. (2018). Psychological testing and assessment: An introduction to tests and measurement (9th ed.). New York, NY: McGraw-Hill.

 

Field, A. (2017). Discovering statistics using SPSS (5th ed.). London: Sage Publications.

 

Hayes, A.F. (2013). Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis: A regression-based approach. New York, NY: Guilford Press.

 

Jose, P.E. (2013). Doing statistical mediation and moderation. New York, NY: The Guilford Press.

 

Miles, M.B., Huberman, A.M., & Saldana, J. (2019). Qualitative data analysis: A methods sourcebook (4th ed.). London: Sage.

 

Tabachnick, B., & Fidell, L. (2014). Using multivariate statistics (6th ed.). Harlow: Pearson Education.