Terapia Cognitiva em Ação
1
2022-2023
02039796
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
É aconselhável que os alunos tenham conhecimentos base prévios nas áreas de Psicopatologia e Psicologia Clínica e da Saúde.
Métodos de Ensino
Método expositivo, interrogativo e ativo, discussão em grande grupo, uso de audio-visuais para projeção de diagramas com os tópicos dos conteúdos lecionados.
Role-play e exercícios de simulação para desenvolver aptidões de avaliação e de intervenção.
Resultados de Aprendizagem
A UC apresenta como objetivos: (1) abordar o desenvolvimento das terapias cognitivas, focando a integração de processos interpessoais e emocionais no estado da arte da terapia cognitiva; (2) percorrer as técnicas cognitivas mais importantes, num formato de aplicação prática, em diversos quadros clínicos, e (3) aprofundar o papel do processamento emocional (modelo de esquemas emocionais) e sua relação com a psicopatologia.
Competências a desenvolver:
1. Integração dos componentes envolvidos no processo da psicoterapia cognitiva: relação terapêutica (validação emocional), socialização com a perspectiva cognitiva da psicopatologia, formulação de caso e diferentes tipos de técnicas cognitivas;
2. Aquisição de competências práticas de aplicação fluida das técnicas cognitivas mais utilizadas, e de avaliação da sua utilidade relativa, em função das variáveis do doente e especificidades do problema.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Evolução das terapias cognitivas: a) a valorização dos aspectos interpessoais; b) a ativação emocional como um aspecto fundamental na mudança do significado; e c) os mecanismos de mudança nas terapias cognitivas.
2. O processo da psicoterapia cognitiva: a) Socialização do doente com o modelo cognitivo; b) Explicação ao doente dos vários tipos de “B” e da diversidade temporal em que podem ocorrer em relação aos “A”; c) Os “B” como processos internos (e.g., expectativas de realização e de auto-eficácia, etc); d) Elaboração do mapa cognitivo.
3. Aplicação das técnicas cognitivas: a)Técnicas de confrontação por contra-argumentação com ativação emocional (e.g.,contra-ataque duro, pressão para a mudança; dissonância cognitiva) b) Técnicas de confrontação por contra-argumentação suave e c) sem ativação emocional (e.g., prática anti-catastrófica, mudança percetual), e d) Técnicas de processamento emocional (reformulação de imagens mentais, etc).
Docente(s) responsável(eis)
Paula Cristina Oliveira Castilho Freitas
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Leahy, R. (2017). Cognitive therapy techniques, second edition: A practitioner's guide. New York: The Guilford Press.
Gillihan, S. J. (2018). Cognitive behavioral therapy made simple: 10 strategies for managing anxiety, depression, anger, panic, and worry. Emeryville, CA: Althea Press
Shapiro, L. (2019). Cognitive behavioral therapy worksheets: 65+ ready-to-use CBT worksheets to motivate change, practice new behaviors & regulate emotion. Eau Claire, WI: PESI Publishing & Media
Branch. R., & Wilson, R. (2010). Cognitive behavioural therapy for dummies. West Sussex, UK: John Wiley and Sons
Farmer, R. F., & Chapman. A. (2016). Behavioral interventions in cognitive behavior therapy: Practical guidance for putting theory into action. Washington, D.C.: American Psychological Association.
Leahy, R. (2015). Emotional schema therapy. New York: The Guilford Publications