Terapia Cognitiva em Ação

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039796
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhável que os alunos tenham conhecimentos base prévios nas áreas de Psicopatologia e Psicologia Clínica e da Saúde. 

Métodos de Ensino

Método expositivo, interrogativo e ativo, discussão em grande grupo, uso de audio-visuais para projeção de diagramas com os tópicos dos conteúdos lecionados.

Role-play e exercícios de simulação para desenvolver aptidões de avaliação e de intervenção.

Resultados de Aprendizagem

A UC apresenta como objetivos: (1) abordar o desenvolvimento das terapias cognitivas, focando a integração de processos interpessoais e emocionais no estado da arte da terapia cognitiva; (2) percorrer as técnicas cognitivas mais importantes, num formato de aplicação prática, em diversos quadros clínicos, e (3) aprofundar o papel do processamento emocional (modelo de esquemas emocionais) e sua relação com a psicopatologia.

Competências a desenvolver:

1. Integração dos componentes envolvidos no processo da psicoterapia cognitiva: relação terapêutica (validação emocional), socialização com a perspectiva cognitiva da psicopatologia, formulação de caso e diferentes tipos de técnicas cognitivas;

2. Aquisição de competências práticas de aplicação fluida das técnicas cognitivas mais utilizadas, e de avaliação da sua utilidade relativa, em função das variáveis do doente e especificidades do problema.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Evolução das terapias cognitivas: a) a valorização dos aspectos interpessoais; b) a ativação emocional como um aspecto fundamental na mudança do significado; e c) os mecanismos de mudança nas terapias cognitivas.

2. O processo da psicoterapia cognitiva: a) Socialização do doente com o modelo cognitivo; b) Explicação ao doente dos vários tipos de “B” e da diversidade temporal em que podem ocorrer em relação aos “A”; c) Os “B” como processos internos (e.g., expectativas de realização e de auto-eficácia, etc); d) Elaboração do mapa cognitivo.

3. Aplicação das técnicas cognitivas: a)Técnicas de confrontação por contra-argumentação com ativação emocional (e.g.,contra-ataque duro, pressão para a mudança; dissonância cognitiva) b) Técnicas de confrontação por contra-argumentação suave e c) sem ativação emocional (e.g., prática anti-catastrófica, mudança percetual), e d) Técnicas de processamento emocional (reformulação de imagens mentais, etc).

Docente(s) responsável(eis)

Paula Cristina Oliveira Castilho Freitas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Leahy, R. (2017). Cognitive therapy techniques, second edition: A practitioner's guide. New York: The Guilford Press.

 

Gillihan, S. J. (2018). Cognitive behavioral therapy made simple: 10 strategies for managing anxiety, depression, anger, panic, and worry. Emeryville, CA: Althea Press

 

Shapiro, L. (2019). Cognitive behavioral therapy worksheets: 65+ ready-to-use CBT worksheets to motivate change, practice new behaviors & regulate emotion. Eau Claire, WI: PESI Publishing & Media

 

Branch. R., & Wilson, R. (2010). Cognitive behavioural therapy for dummies. West Sussex, UK: John Wiley and Sons

 

Farmer, R. F., & Chapman. A. (2016). Behavioral interventions in cognitive behavior therapy: Practical guidance for putting theory into action. Washington, D.C.: American Psychological Association.

 

Leahy, R. (2015). Emotional schema therapy. New York: The Guilford Publications