Terapias Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações do Sono

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039785
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

É desejável possuir conhecimentos de base prévios nas áreas de Psicopatologia e Psicologia Clínica e da Saúde. É ainda recomendado que os alunos tenham obtido aproveitamento na UC de Terapias Cognitivo-Comportamentais em Adultos I e Avaliação Cognitivo-Comportamental em Contexto Clínico (1º semestre do 1º ano deste ciclo de estudos). 

Métodos de Ensino

As aulas iniciam-se com exposição oral dos principais conteúdos programáticos, apoiada por diapositivos. Para melhor ilustrar determinados conceitos ou metodologias, poderão ser visualizados e/ou debatidos vídeos, sítios de interesse na internet, documentos impressos, etc. Procura-se ilustrar cada PS recorrendo a casos clínicos (e.g., leitura de excertos selecionados de histórias clínicas). Pontualmente são convidados profissionais (para discussão de casos clínicos) ou investigadores (para exporem o seu projeto ou resultados). Promove-se o contacto com instrumentos de investigação do sono. 

Resultados de Aprendizagem

-Conhecer padrões do sono normal, ao longo do ciclo de vida.

-Caracterizar as perturbações de sono [PS] (e.g., insónias, parassónias, perturbações do ritmo circadiano sono-vigília), com ênfase para as mais pertinentes em psicologia clínica.

-Enquadrar as PS nos principais sistemas de classificação e diagnóstico, em especial o DSM-5 e a ICSD-3 (classificação internacional de PS).

-Dominar a conceptualização cognitivo-comportamental da insónia crónica e compreender conceptualizações psicológicas de outras PS.

-Descrever os métodos de avaliação do sono e das PS mais usados pelos psicólogos.

-Conhecer as chamadas regras de “higiene de sono”.

-Compreender as intervenções comportamentais, cognitivas e não farmacológicas para PS específicas, tais como: insónia (terapia cognitivo-comportamental); pesadelos e outras parassónias (e.g., image rehearsal therapy); trabalho por turnos, atraso de fase e demais perturbações do ritmo circadiano sono-vigília (e.g., terapia com luz); entre outras. 

Estágio(s)

Não

Programa

-Definição de sono e ritmo sono-vigília. Padrões de sono normal (e.g., duração) em várias idades.

-Perturbações do sono (PS) e sua classificação nas DSM e ICSD.

-Sintomas, prevalência, etiologia e desenvolvimento das PS mais relevantes em psicologia.

-Principais modelos psicológicos da insónia crónica. Conceptualizações psicológicas noutras PS.

-Métodos de avaliação de PS mais comummente usados pelos psicólogos.

-O início da intervenção: Educação e práticas saudáveis de sono.

-Intervenções comportamentais, cognitivas e não farmacológicas em PS: #insónia (terapia cognitivo-comportamental); #pesadelos, sonambulismo, terrores nocturnos e demais parassónias (e.g., image rehearsal therapy); #trabalho por turnos, atraso de fase e outras pert. do ritmo circadiano de sono-vigília (e.g., cronoterapia; terapia com luz); #narcolepsia e outras pert. de hipersonolência (e.g., sestas programadas); perturbações #respiratórias (e.g., terapia de adesão ao CPAP) e #de movimentos relacionados com o sono

Docente(s) responsável(eis)

Ana Cardoso Allen Gomes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Frequência: 70.0%

Bibliografia

AASM (2014).International classification of sleep disorders–Third edition (ICSD-3). Darien, IL

 

Hauri, P. (2016).The sleep disorders (updated web version). A publication of the National Sleep Foundation reviewed by its appointed expert panel. Acesso livre: http://sleepdisorders.sleepfoundation.org/

 

Marques, D., Gomes, A.A., Clemente, V.…(2015).Hyperarousal and failure to inhibit wakefulness in primary insomnia. Sleep and Biological Rhythms, 13,219-28.

 

Morin, C.M., Davidson, J.R. & Beaulieu-Bonneau (2017).Cognitive behavior therapies for insomnia I: Approaches and efficacy. In M. Kryger, T. Roth, W.C. Dement (Eds.) Principles and practice of sleep medicine, 6th ed (pp. 804-813). Philadelphia: Elsevier

 

Morin, C.M.& Espie, C.A. (Eds.) (2012).The Oxford handbook of sleep and sleep disorders. New York:Oxford Univ. Press.

 

Perlis, M. &. Kuhn, A.B. (2011). (Eds.). Behavioral treatments for sleep disorders. A comprehensive primer of behavioural sleep medicine treatment protocols. Elsevier.