Terapias Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações da Personalidade

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039757
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhável que os alunos tenham já obtido conhecimentos de psicopatologia, bem como conhecimentos de base sobre intervenções psicológicas em saúde mental.

Métodos de Ensino

Expositivo, discussão de casos clínicos, role-play de sessões de psicoterapia. Exercícios de simulação a partir de personagens de filmes, literárias ou de figuras públicas com traços de perturbação da personalidade. Exercícios de grupo para análise de casos e ensaio de estratégias de intervenção em perturbações da personalidade específicas.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos Gerais: (1) conhecer a natureza, características e diagnósticos das perturbações da personalidade e (2) conhecer os principais modelos cognitivo-comportamentais para avaliação e intervenção nas perturbações da personalidade.

Objectivos específicos:

1. Domínio dos sistemas de diagnóstico das perturbações da personalidade (DSM 5 e CID 10);

2. Capacidade de avaliar perturbações da personalidade através de instrumentos estruturados e por entrevista clínica;

3. Domínio dos principais modelos cognitivo-comportamentais para conceptualização e intervenção nas PP;

 

Competências:

Conhecimento dos sistemas de diagnóstico das perturbações da personalidade; capacidade de reconhecer e diagnosticar perturbações da personalidade e de realizar diagnósticos diferenciais; domínio das principais estratégias de intervenção com doentes com PP; capacidade de adaptação das intervenções à patologia da personalidade; competências relacionais para intervenção com casos difíceis.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Perturbações da Personalidade – Introdução histórica e questões relevantes

2. As Perturbações da Personalidade no DSM 5 e na CID 10

3. Epidemiologia e comorbilidade das Perturbações da Personalidade

4. Instrumentos de avaliação para diagnóstico

5. Psicopatologia cognitiva das Perturbações da Personalidade e intervenção terapêutica: o modelo cognitivo de Beck e Freeman, a Terapia Comportamental Dialética, a terapia focada nos esquemas de J. Young e a abordagem cognitivo-interpessoal de J. Safran

6. Casos específicos: PP Borderline, PP Obsessivo-Compulsiva e PP Narcísica

7. Questões críticas na psicoterapia das Perturbações da Personalidade: alcance, eficácia e limites da intervenção.

Docente(s) responsável(eis)

Daniel Maria Bugalho Rijo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial de estudo de caso realizado em grupo, valendo 6 valores: 30.0%
Dois testes escritos sobre os conteúdos teóricos a realizar em sala de aula, valendo 7 valores cada um (14 valores): 70.0%

Bibliografia

Beck, A. T., Davis, D. D., and Freeman, A. (Eds) (2015). Cognitive Therapy of Personality Disorders (3rd Ed.) Guilford.

 

Safran, J.D. & Segal, Z.V. (1990). Interpersonal Process in Cognitive Therapy. Basic Books.

 

Rafaeli, E., Bernstein, D. P., & Young, J. (2011). Schema therapy. New York: Routledge.

 

Swales, M. A., and Heard, H. L. (2016) Dialetical behavior therapy (2nd Ed). NY: Routledge.

 

Rijo, D. (2017). O questionário de esquemas de Young (YSQ-S3). In M. Gonçaves, M. R. Simões, & L. Almeida, (Eds). Psicologia clínica e da saúde: instrumentos de avaliação. Lisboa: PACTOR. (159-173).

 

Rijo, D. & Wainer, R. (2019). Terapia de esquemas em diferentes contextos e demandas clínicas. In Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, C. B. Neufeld, E. M. O. Falcone & B. P. Rangé. (Orgs.), PROCOGNITIVA Programa de Atualização em Terapia Cognitiva.

 

Wainer, R., Paim, K., Erdos, R., & Andriola, R. (Org.) (2016). Integração em psicoterapia: Terapia cognitiva focada em esquemas. Artmed/Brasil.