Intervenções baseadas no mindfulness, compaixão e aceitação

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039743
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Neurociência afetiva e psicopatolologia; Psicopatologia:Temas fundamentais; Terapia Cogntivo-Comportamental em Adultos I e Adultos II 

Métodos de Ensino

Método expositivo, interrogativo e ativo, discussão em grande gupo, uso de audio-visuais para projeção de diagramas com os tópicos dos conteúdos lecionados.

Role-play e exercícios de simulação para desenvolver aptidões de avaliação e de intervenção.

Realização de exercícios práticos e experienciais.

Ocasionalmente, visualização e discussão de vídeos sobre uma temática lecionadas nas aulas.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos

Compreender a emergência das terapias cognitivo-comportamentais contextuais e as suas caraterísticas comuns

Conhecer a origem histórico-filosófica do mindfulness, da compaixão e da ACT

Compreender as diferentes conceptualizações do mindfulness, da compaixão e da ACT

Conhecer a investigação sobre mindfulness, a compaixão e a ACT, e as evidências empiricas da sua eficácia

Conhecer os principais programas de intervenção baseados no mindfulness, na compaixão, e da ACT

 

Competências

Distinguir entre os conceitos e modelos teóricos do mindfulness, da compaixão e da ACT

Compreender os mecanismos de ação do mindfulness, da compaixão e da flexibilidade psicológica

Reconhecer os benefícios para a saúde dos diferentes programas de intervenção baseados no mindfulness e da compaixão, e da ACT

Desenvolver competências no âmbito da avaliação e aplicação clínica do mindfulness, da compaixão e da ACT

Aprender experiencialmente práticas e exercícios de mindfulness, compaixão e ACT

Estágio(s)

Não

Programa

1.Terapias cognitivo-comportamentais contextuais

1.1.Contexto de emergência

1.2.Características e estratégias comuns

2.Mindfulness e terapias baseadas no mindfulness

2.1.Raízes históricas e etimologia do mindfulness

2.2.Definições e operacionalizações de mindfulness

2.3.Avaliação e aplicação clínica do mindfulness

2.4.Evidência empírica do mindfulness

2.5.Programas de intervenção baseados no mindfulness

3.Compaixão e intervenções baseadas na compaixão

3.1.Raízes históricas e etimologia do termo compaixão

3.2.Definições e operacionalizações de compaixão

3.3.Avaliação e aplicação clínica da compaixão

3.4.Evidência empírica da compaixão

3.5.Programas de intervenção baseados na compaixão

4.Terapia da Aceitação e do Compromisso

4.1.Raízes históricas da ACT: contextualismo funcional

4.2.Relational Frame Theory

4.3.Implicações da RFT para o sofrimento humano

4.4.O modelo ACT da psicopatologia e do tratamento

4.5.Avaliação na ACT e formulação

4.6.Evidência empírica da ACT

Docente(s) responsável(eis)

Paula Cristina Oliveira Castilho Freitas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

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