Neurociência Social e Afetiva

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02039732
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

- Conhecimentos prévios nas áreas da neurociência e psicopatologia.

- Compreensão das Línguas Portuguesa e Inglesa (nível mínimo B1).

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão lecionados com recurso a materiais dinâmicos e audiovisuais. A participação nas discussões em contexto de aula teórica é recomendada (aprendizagem reflexiva e conceptualização abstrata). Na componente prática os alunos terão acesso a rotações laboratoriais sobre diferentes métodos usados na neurociência, quer em investigação, que em intervenção, permitindo a aprendizagem experiencial. Os materiais de apoio incluem manuais, livros e artigos originais/revisões, espaço e equipamento laboratorial.

Resultados de Aprendizagem

A neurociência social e afetiva estuda as bases neuronais, sociais e cognitivo-afetivas do comportamento que modulam a emoção, o humor e a personalidade. A sua abordagem translacional e desenvolvimental contribui para a compreensão dos mecanismos das trajetórias típicas e atípicas do desenvolvimento socioafetivo subjacentes aos modelos conceptuais em saúde mental e psicopatologia. A UC pretende complementar a formação com conhecimentos da neurociência e assim enriquecer a compreensão da saúde mental e psicopatologia. A participação na UC permitirá ao aluno 1) conhecer a anatomia funcional do cérebro humano; 2) conhecer as trajetórias desenvolvimentais típicas e atípicas das aquisições associadas às emoções/afetos e cognições; 3) conhecer e experimentar alguns métodos usados em neurociência.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Neurodesenvolvimento social e afetivo

2. Correlatos neuronais e desenvolvimentais das tarefas socioemocionais na infância

3. Correlatos neuronais dos distúrbios socioemocionais na infância: os efeitos da adversidade

4. Correlatos neuronais, desenvolvimentais e distúrbios socioemocionais na criança

5. Correlatos neuronais, cognitivos e comportamentais do desenvolvimento socioemocional na adolescência

6. Correlatos neuronais, cognitivos e comportamentais do desenvolvimento socioemocional no adulto

7. Correlatos neuronais dos distúrbios socioemocionais no adulto: os efeitos do stress

8. Métodos em neurociência

Docente(s) responsável(eis)

Margarida Maria Batista Mendes Pedroso Lima

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Frequência: 70.0%

Bibliografia

Decety, J. (2020) (Ed.) The Social Brain: A Developmental Perspective. Cambridge, MA: MIT Press.

Herzberg, M. P., & Gunnar, M. R. (2020). Early life stress and brain function: Activity and connectivity associated with processing emotion and reward. NeuroImage, 209, 116493

Andrews, J. L., Ahmed, S. P., & Blakemore, S. J. (2021). Navigating the Social Environment in Adolescence: The Role of Social Brain Development. Biological psychiatry, 89(2), 109–118.

Goddings, A.-L., Beltz, A., Peper, J. S., Crone, E. A., & Braams, B. R. (2019). Understanding the Role of Puberty in Structural and Functional Development of the Adolescent Brain. Journal of Research on Adolescence, 29(1), 32–53.

Minich, M., Falk, E. B., Cooper, N., Cosme, D., Chan, H.-Y., Pei, R., O’Donnell, M. B., & Cascio, C. N. (2023). Neural correlates associated with conformity in adolescent and young adult men. Developmental Cognitive Neuroscience, 60, 101215.