Neurociência Social e Afetiva
0
2021-2022
02039732
Psicologia
Português
Inglês
Presencial
3.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
É recomendavel que os alunos possuam conhecimentos prévios nas áreas de Biologia do Comportamento, Neurociência e Psicopatologia.
Competências linguísticas: Compreensão das Línguas Portuguesa e Inglesa (nível mínimo B1)
Métodos de Ensino
Os conteúdos serão leccionados com recurso a materiais dinâmicos e audiovisuais. A participação nas discussões em contexto de aula teórica é recomendada (aprendizagem reflexiva e conceptualização abstrata). Na componente prática os alunos trabalharão em grupos de projeto de investigação focando um método de laboratório. O projeto incidirá sobre as fases de investigação (pesqu. bibliográfica, procedimento experimental, recolha e análise de dados) permitindo a aprendizagem experiencial. Os materiais de apoio incluem manuais, livros e artigos originais/revisões, espaço e equipamento laboratorial.
Resultados de Aprendizagem
A neurociência social e afetiva estuda as bases biológicas, sociais e cognitivo-afetivas do comportamento que modulam a emoção, o humor e a personalidade. A sua abordagem translacional contribui para a compreensão dos mecanismos subjacentes às terapias psicológicas e para o enriquecimento dos modelos conceptuais em saúde mental e psicopatologia, tendo em vista o desenvolvimento de novos tratamentos. A UC pretende complementar a formação e treino de psicólogos clínicos com conhecimentos da neurociência, e assim enriquecer a compreensão da saúde mental, psicopatologia e tratamento. A participação na UC permitirá ao aluno 1) conhecer a anatomia funcional do cérebro humano; 2) reconhecer os principais métodos em neurociência e ter experiência prática em pelo menos um; 3) conhecer as fases do neurodesenvolvimento; 4) conhecer os principais modelos neurobiológicos da emoção, afeto e comportamento;5) conhecer os modelos em neurociência que explicam a psicopatologia.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Contextualização da Neurociência Social e Afetiva
1.1 História e principais conceitos
1.2 A neuroanatomia das emoções
1.3 Fases do neurodesenvolvimento
2. Métodos em neurociência social e afetiva
2.1 Medidas objetivas e subjetivas
2.2 Sistema nervoso autónomo
2.3 Encefalografia
2.4 Imagem por Ressonância Magnética
2.5 Métodos não invasivos de estimulação cerebral
3. Modelos de emoção
3.1 Sistemas emocionais/motivacionais
3.2 O papel evolutivo das emoções
4. O cérebro emocional
4.1 Correlatos neuronais da resposta de medo e da incerteza humana
4.2 Correlatos neuronais da recompensa, satisfação e desejo humanos
4.3 Correlatos neuronais do amor
5. Cérebro emocional e funções executivas
5.1 Percepção
5.2 Atenção
5.3 Planeamento e tomada de decisão
5.4 Regulação da emoção
6. O cérebro social
6.1 O cérebro, cognição social e funcionamento social
6.2 Processos de cognição social, saúde mental e psicopatologia
7.Neurociência das intervenções cognitivas e comportamentais
Docente(s) responsável(eis)
Óscar Filipe Coelho Neves Gonçalves
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 15.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Exame: 55.0%
Bibliografia
Bear, M.F., Connors, B.W., & Paradiso, M.A. (2014). Neuroscience: Exploring the brain (4th ed). Philadelphia: Lippincott.
Adolphs, R., & Anderson, D. (2018). The Neuroscience of emotion: A new synthesis. Oxfordshire, UK: Princeton University Press.
Decety, J. & Caccioppo, J. T. (2011). The oxford handbook of social neuroscience. New York, NY: Oxford University Press.
Damasio, A., & Carvalho G.B (2013). The nature of feelings: Evolutionary and neurobiological origins. Nature Reviews of Neuroscience, 14, 143-152.
Panksepp, J. (1998). Affective neuroscience. New York, NY: Oxford University Press.
LeDoux, J. E. (1996). The emotional brain: The mysterious underpinnings of emotional life. New York, NY: Simon & Schuster.
Javanbakht, A., & Alberini, C. M.(2019). Neurobiological models of psychotherapy: How psychotherapy changes the brain. Lausanne: Frontiers Media.