Neurociência Social e Afetiva

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039732
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

É recomendavel que os alunos possuam conhecimentos prévios nas áreas de Biologia do Comportamento, Neurociência e Psicopatologia.

Competências linguísticas: Compreensão das Línguas Portuguesa e Inglesa (nível mínimo B1)

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão leccionados com recurso a materiais dinâmicos e audiovisuais. A participação nas discussões em contexto de aula teórica é recomendada (aprendizagem reflexiva e conceptualização abstrata). Na componente prática os alunos trabalharão em grupos de projeto de investigação focando um método de laboratório. O projeto incidirá sobre as fases de investigação (pesqu. bibliográfica, procedimento experimental, recolha e análise de dados) permitindo a aprendizagem experiencial. Os materiais de apoio incluem manuais, livros e artigos originais/revisões, espaço e equipamento laboratorial.

Resultados de Aprendizagem

A neurociência social e afetiva estuda as bases biológicas, sociais e cognitivo-afetivas do comportamento que modulam a emoção, o humor e a personalidade. A sua abordagem translacional contribui para a compreensão dos mecanismos subjacentes às terapias psicológicas e para o enriquecimento dos modelos conceptuais em saúde mental e psicopatologia, tendo em vista o desenvolvimento de novos tratamentos. A UC pretende complementar a formação e treino de psicólogos clínicos com conhecimentos da neurociência, e assim enriquecer a compreensão da saúde mental, psicopatologia e tratamento. A participação na UC permitirá ao aluno 1) conhecer a anatomia funcional do cérebro humano; 2) reconhecer os principais métodos em neurociência e ter experiência prática em pelo menos um; 3) conhecer as fases do neurodesenvolvimento; 4) conhecer os principais modelos neurobiológicos da emoção, afeto e comportamento;5) conhecer os modelos em neurociência que explicam a psicopatologia.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Contextualização da Neurociência Social e Afetiva

1.1 História e principais conceitos

1.2 A neuroanatomia das emoções

1.3 Fases do neurodesenvolvimento

2. Métodos em neurociência social e afetiva

2.1 Medidas objetivas e subjetivas

2.2 Sistema nervoso autónomo

2.3 Encefalografia

2.4 Imagem por Ressonância Magnética

2.5 Métodos não invasivos de estimulação cerebral

3. Modelos de emoção

3.1 Sistemas emocionais/motivacionais

3.2 O papel evolutivo das emoções

4. O cérebro emocional

4.1 Correlatos neuronais da resposta de medo e da incerteza humana

4.2 Correlatos neuronais da recompensa, satisfação e desejo humanos

4.3 Correlatos neuronais do amor

5. Cérebro emocional e funções executivas

5.1 Percepção

5.2 Atenção

5.3 Planeamento e tomada de decisão

5.4 Regulação da emoção

6. O cérebro social

6.1 O cérebro, cognição social e funcionamento social

6.2 Processos de cognição social, saúde mental e psicopatologia

7.Neurociência das intervenções cognitivas e comportamentais

Docente(s) responsável(eis)

Óscar Filipe Coelho Neves Gonçalves

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 15.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Exame: 55.0%

Bibliografia

Bear, M.F., Connors, B.W., & Paradiso, M.A. (2014). Neuroscience: Exploring the brain (4th ed). Philadelphia: Lippincott.

 

Adolphs, R., & Anderson, D. (2018). The Neuroscience of emotion: A new synthesis. Oxfordshire, UK: Princeton University Press.

 

Decety, J. & Caccioppo, J. T. (2011). The oxford handbook of social neuroscience. New York, NY: Oxford University Press.

 

Damasio, A., & Carvalho G.B (2013). The nature of feelings: Evolutionary and neurobiological origins. Nature Reviews of Neuroscience, 14, 143-152.

 

Panksepp, J. (1998). Affective neuroscience. New York, NY: Oxford University Press.

 

LeDoux, J. E. (1996). The emotional brain: The mysterious underpinnings of emotional life. New York, NY: Simon & Schuster.

 

Javanbakht, A., & Alberini, C. M.(2019). Neurobiological models of psychotherapy: How psychotherapy changes the brain. Lausanne: Frontiers Media.