Terapias Cognitivo Comportamentais em Crianças e Adolescentes II

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039721
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhável que os alunos tenham conhecimentos base prévios nas áreas de Psicopatologia e Psicologia Clínica e da Saúde. É ainda recomendável que os alunos tenham frequentado com aproveitamento aunidade curricular de Terapias Cognitivo-Comportamentais com Crianças e Adolescentes I.

Métodos de Ensino

Serão utilizados essencialmente os métodos expositivo e interactivo. Realizar-se-ão igualmente atividades práticas, utilizando técnicas de modelamento participante, representação comportamental, discussão de casos e feedback.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos

Dar continuidade ao processo pedagógico da disciplina do 1º semestre, TCCCA I, desenvolvendo-se conhecimentos relativamente a diversos outros quadros clínicos específicos da infância e adolescência, no que diz respeito à sua caracterização clínica, critérios de diagnóstico, epidemiologia, avaliação, conceptualização e intervenção, desde a TCC mais clássica a abordagens de 3ª geração. Pretende-se ainda desenvolver competências de avaliação, diagnóstico, formulação cognitivo-comportamental e intervenção nestas perturbações, destacando aspetos específicos da expressão destes diagnósticos na infância e adolescência.

 

Resultados de aprendizagem

Espera-se que os alunos adquiram conhecimentos teóricos e práticos sobre algumas das perturbações mais prevalentes da infância e adolescência, para que fiquem capazes de efetuar diagnósticos, estabelecer os processos avaliativos, conceptualizar o caso clínico e estabelecer protocolos terapêuticos em termos cognitivo-comportamentais.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Breve revisão dos paradigmas de aprendizagem e modelos conceptuais mais importantes na Terapia Cognitivo-Comportamental.

2. Estratégias terapêuticas baseadas nos modelos mencionados, aplicadas a crianças e adolescentes.

3. Perturbações clínicas da infância e adolescência: apresentação clínica, critérios de diagnóstico, dados epidemiológicos, modelos conceptuais e estratégias terapêuticas - Perturbações de Ansiedade (ex. Ansiedade de Separação, Fobia à Escola, Perturbação de Ansiedade Social, Perturbação de Pânico); Perturbações da Eliminação (Enurese, Encoprese).

Docente(s) responsável(eis)

Maria do Céu Teixeira Salvador

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 35.0%
Trabalho de síntese: 65.0%

Bibliografia

Friedberg, R. D., & McClure, J. M. (2015). Clinical practice of cognitive therapy with children and adolescents: The nuts and bolts (2nd ed.). New York: Guilford Press.

 

Graham, P., & Reynolds, S. (2013). Cognitive behaviour therapy for children and families (3rd ed.). Cambridge: Cambridge University Press.

 

Jongsma, A. E., Peterson, L. M., McInnis, W. P., Bruce, T. J. (2014). The child psychotherapy treatment planner: Includes DSM-5 updates (5th ed.). New York: John Wiley & Sons Inc.

 

Mash, E. J., & Barkley, R. A. (2014). Child psychopathology (3rd ed.). New York: Guilford Publications.

 

Stallard, P. (2009). Anxiety: Cognitive behaviour therapy with children and young people. London: Routledge.

 

Shapiro, J. P. (2015). Child and adolescent therapy: Science and art (2nd ed.). New York: John Wiley & Sons Inc.    

 

Weisz, J. R., & Kazdin, A. E.(Ed.) (2017). Evidence-based psychotherapies for children and adolescents. New York: Guilford Press.