Terapias Cognitivo Comportamentais em Crianças e Adolescentes II
1
2021-2022
02039721
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
É aconselhável que os alunos tenham conhecimentos base prévios nas áreas de Psicopatologia e Psicologia Clínica e da Saúde. É ainda recomendável que os alunos tenham frequentado com aproveitamento aunidade curricular de Terapias Cognitivo-Comportamentais com Crianças e Adolescentes I.
Métodos de Ensino
Serão utilizados essencialmente os métodos expositivo e interactivo. Realizar-se-ão igualmente atividades práticas, utilizando técnicas de modelamento participante, representação comportamental, discussão de casos e feedback.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos
Dar continuidade ao processo pedagógico da disciplina do 1º semestre, TCCCA I, desenvolvendo-se conhecimentos relativamente a diversos outros quadros clínicos específicos da infância e adolescência, no que diz respeito à sua caracterização clínica, critérios de diagnóstico, epidemiologia, avaliação, conceptualização e intervenção, desde a TCC mais clássica a abordagens de 3ª geração. Pretende-se ainda desenvolver competências de avaliação, diagnóstico, formulação cognitivo-comportamental e intervenção nestas perturbações, destacando aspetos específicos da expressão destes diagnósticos na infância e adolescência.
Resultados de aprendizagem
Espera-se que os alunos adquiram conhecimentos teóricos e práticos sobre algumas das perturbações mais prevalentes da infância e adolescência, para que fiquem capazes de efetuar diagnósticos, estabelecer os processos avaliativos, conceptualizar o caso clínico e estabelecer protocolos terapêuticos em termos cognitivo-comportamentais.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Breve revisão dos paradigmas de aprendizagem e modelos conceptuais mais importantes na Terapia Cognitivo-Comportamental.
2. Estratégias terapêuticas baseadas nos modelos mencionados, aplicadas a crianças e adolescentes.
3. Perturbações clínicas da infância e adolescência: apresentação clínica, critérios de diagnóstico, dados epidemiológicos, modelos conceptuais e estratégias terapêuticas - Perturbações de Ansiedade (ex. Ansiedade de Separação, Fobia à Escola, Perturbação de Ansiedade Social, Perturbação de Pânico); Perturbações da Eliminação (Enurese, Encoprese).
Docente(s) responsável(eis)
Maria do Céu Teixeira Salvador
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 35.0%
Trabalho de síntese: 65.0%
Bibliografia
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