Terapias Cognitivo-Comportamentais em Adultos II
1
2021-2022
02039710
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
É recomendado que os alunos possuam conhecimentos de base prévios nas áreas de Psicopatologia e de Psicologia Clínica e Saúde. É ainda recomendado que os alunos tenham obtido aproveitamento na unidade curricular de Terapias Cognitivo-Comportamentais em Adultos I e de Avaliação Cognitivo-Comportamental em Contexto Clínico (1º semestre do 1º ano deste ciclo de estudos).
Métodos de Ensino
As aulas teóricas assentarão no método expositivo, com apresentações de exemplos clínicos ilustrativos dos quadros clínicos. Para demonstrar a articulação entre investigação e prática clínica, serão convidados profissionais de saúde mental e realizar investigação na área para apresentação de alguns conteúdos programáticos, seguindo-se debate guiado. Nas aulas práticas, serão apresentados diversos exemplos clínicos, com recurso frequente ao modelamento (role-play e vídeo) e treino das competências de intervenção clínica, assegurando o envolvimento ativo dos alunos (trabalhos em grupo).
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos: 1)conheçam aprofundadamente os modelos que integram o paradigma cognitivo-comportamental (CC) e particularmente a sua aplicação às perturbações mediadas pela ansiedade; 2) desenvolvam competências de avaliação, conceptualização e intervenção clínica aplicadas; 3) conheçam a aplicabilidade do modelo CC transdiagnóstico para perturbações emocionais; 4) identifiquem as especificidades dos diferentes formatos de delivery da intervenção CC (grupal, casal, e-emental health).
Competências:
1.Conhecer os princípios gerais do modelo CC e a sua aplicação a quadros clínicos med. pela ansiedade;
2.Aplicar os princípios de avaliação, formulação e intervenção clínica (protocolos de intervenção específicos para os quadros clínicos)
3.Conhecer e reflectir sobre os processos transdiagnósticos nas diferentes perturbações emocionais e aplicar estratégias transdiagnósticas de intervençã
4.Conhecer os formatos de delivery da intervenção CC (grupal, casal, e-mental health)
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Noções gerais sobre a aplicação dos princípios fundamentais do Modelo Cognitivo-Comportamental (CC) às perturbações mediadas pela ansiedade
1.1. Aplicação dos modelos e protocolos de intervenção CC às perturbações mediadas pela ansiedade:
1.1.1.Perturbação de Pânico e Agorafobia
1.1.2.Perturbação de Ansiedade Generalizada
1.1.3.Perturbação de Ansiedade de Doença
1.1.4.Perturbação Obsessivo-Compulsiva
1.1.5.Perturbações de reação ao trauma e stress (perturbação de adaptação, PTSD, luto traumático)
2. Processos transdiagnósticos nas perturbações emocionais (ansiedade e humor)
2.1. Comunalidades das perturbações emocionais: a utilidade da abordagem transdiagnóstica;
2.2. Avaliação e conceptualização de caso de acordo com a abordagem transdiagnóstica;
2.3. Protocolo unificado para o tratamento transdiagnóstico de perturbações emocionais
3. Especificidades dos diferentes formatos de delivery da intervenção CC
3.1. Grupal
3.2. Casal
3.3. E-mental health
Docente(s) responsável(eis)
Maria Cristina Cruz Sousa Portocarrero Canavarro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial em grupo, nas aulas práticas (apresentação e simulação prática de estratégias de intervenção) (25% - 5/20): 25.0%
Frequência Teórica individual (37.5% - 7,5v./20) + Ficha individual teórico-prática (37.5% - 7,5v./20): 75.0%
Bibliografia
Andersson, G. (2015). The internet and CBT: A clinical guide. Ldon:Taylor & Francis Group.
Barlow, D. (2001) (Ed.). Clinical handbook of psychological disorders: A step-by-step treatment manual. New York: Guilford Press.
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Beck, J. (2011). Cognitive behavior therapy: Basics and Beyond.NY:Guilford Press
Clark, D. & Fairburn, C. (1997) (Eds.). Science and practice of cognitive behaviour therapy. Oxford: Oxford Un Press
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