Terapias Cognitivo-Comportamentais na Doença

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039704
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Esta unidade curricular pressupõe conhecimentos nas áreas da psicologia clínica e da saúde e psicopatologia.

Métodos de Ensino

Será usado o método expositivo, com recurso a meio audiovisual (PowerPoint) para projeção dos conteúdos teóricos, acompanhado de interação com os alunos. A apresentação de exemplos/casos clínicos acompanhará a exposição dos conteúdos. Numa vertente mais prática utilizar-se-ão exercícios de role-play para desenvolver e treinar competências de avaliação e intervenção. Para demonstrar a articulação entre investigação e prática clínica serão convidados alguns profissionais de saúde mental que trabalham com doenças específicas e realizam investigação na área, seguindo-se um debate guiado.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo da unidade curricular (UC) é apresentar a aplicação das terapias cognitivo-comportamentais (CC) na doença física (e.g., doenças crónicas), em termos de avaliação, formulação, intervenção e investigação. Pretende-se que os alunos compreendam o impacto da doença e a relevância das terapias CC; e desenvolvam também competências de comunicação em saúde, avaliação, formulação e intervenção clínica de acordo com o modelo CC e de 3ª geração em diversas doenças.

 

Competências a adquirir:

1.Conhecer o impacto da doença (individual, casal/familiar) e implicações na qualidade de vida;

2.Conhecer e refletir sobre temas transversais à doença (e.g., comunicação médico-doente; adesão à terapêutica);

3.Conhecer as especificidades da aplicação dos modelos e estratégias CC às doenças;

4.Desenvolver competências práticas de avaliação e formulação CC e contextual aplicada às doenças;

5.Aplicar diferentes protocolos de intervenção respeitantes à doença física e à doença avançada e terminal.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Enquadramento da Doença

1.1. Conceito de doença física, doença crónica e doenças de grande impacto

1.2. Temas transversais na doença

1.3. Impacto da doença no indivíduo, no casal e na família

1.4. Modelos compreensivos de adaptação à doença

1.5. Qualidade de vida (QdV) e QdV relacionada com a saúde

 

2. Aplicação do modelo cognitivo-comportamental (CC) na doença

2.1. Importância da abordagem CC

2.2. Evidência empírica da eficácia da intervenção CC na doença

2.3. Princípios gerais de avaliação, formulação e estratégias de intervenção CC

 

3. Terapias contextuais de 3ª geração na doença: Princípios gerais de avaliação e intervenção, contextos de aplicação e estudos de eficácia

3.1. Terapias baseadas no Mindfulness

3.2. Terapias focadas na Compaixão (CFT)

3.3. Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)

 

4. Contextos específicos de intervenção CC

4.1. Doença oncológica

4.2. Dor crónica

4.3. Doença avançada e terminal: Cuidados paliativos

 

5. Comunicação em saúde 

Docente(s) responsável(eis)

Marco Daniel de Almeida Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho individual, em sala de aula: 25.0%
Trabalho de grupo relativo a uma aplicação prática, com apresentação em sala de aula: 35.0%
Teste individual, em sala de aula: 40.0%

Bibliografia

DiTomasso, R., Golden, B., & Morris, H. (2010). Handbook of CB approaches in primary care. New York: Springer.

Elsevier (2020). Effective communication for health professionals (2nd Edition). Elsevier Health Sciences.

McCracken, L. (2011). Mindfulness and acceptance in behavioral medicine: Current theory and practice. New Harbinger Publications.

Moorey, S. & Greer, S. (2012). Oxford guide to CBT for people with cancer. Oxford: Oxford University Press.

Moss-Morris, R. (2013). Adjusting to chronic illness: Time for a unified theory. British Journal of Health Psychology, 18, 681-686.

Sage, N., Sowden, M., Chorlton, E., & Edeleanu, A. (2008). CBT for chronic illness and palliative care. Chichester: John Wiley & Sons Ltd.

Sirois, F. M., & Rowse, G. (2016). The role of self-compassion in chronic illness care. Journal of Clinical Outcomes Management, 23(11), 521-52

Taylor, R. (2006). CBT for chronic illness and disability. New York: Springer.