Terapias Cognitivo-Comportamentais na Doença
1
2021-2022
02039704
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Esta unidade curricular pressupõe conhecimentos nas áreas da psicologia clínica e da saúde e psicopatologia.
Métodos de Ensino
Será usado o método expositivo, com recurso a meio audiovisual (PowerPoint) para projeção dos conteúdos teóricos, acompanhado de interação com os alunos. A apresentação de exemplos/casos clínicos acompanhará a exposição dos conteúdos. Numa vertente mais prática utilizar-se-ão exercícios de role-play para desenvolver e treinar competências de avaliação e intervenção. Para demonstrar a articulação entre investigação e prática clínica serão convidados alguns profissionais de saúde mental que trabalham com doenças específicas e realizam investigação na área, seguindo-se um debate guiado.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo da unidade curricular (UC) é apresentar a aplicação das terapias cognitivo-comportamentais (CC) na doença física (e.g., doenças crónicas), em termos de avaliação, formulação, intervenção e investigação. Pretende-se que os alunos compreendam o impacto da doença e a relevância das terapias CC; e desenvolvam também competências de comunicação em saúde, avaliação, formulação e intervenção clínica de acordo com o modelo CC e de 3ª geração em diversas doenças.
Competências a adquirir:
1.Conhecer o impacto da doença (individual, casal/familiar) e implicações na qualidade de vida;
2.Conhecer e refletir sobre temas transversais à doença (e.g., comunicação médico-doente; adesão à terapêutica);
3.Conhecer as especificidades da aplicação dos modelos e estratégias CC às doenças;
4.Desenvolver competências práticas de avaliação e formulação CC e contextual aplicada às doenças;
5.Aplicar diferentes protocolos de intervenção respeitantes à doença física e à doença avançada e terminal.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Enquadramento da Doença
1.1. Conceito de doença física, doença crónica e doenças de grande impacto
1.2. Temas transversais na doença
1.3. Impacto da doença no indivíduo, no casal e na família
1.4. Modelos compreensivos de adaptação à doença
1.5. Qualidade de vida (QdV) e QdV relacionada com a saúde
2. Aplicação do modelo cognitivo-comportamental (CC) na doença
2.1. Importância da abordagem CC
2.2. Evidência empírica da eficácia da intervenção CC na doença
2.3. Princípios gerais de avaliação, formulação e estratégias de intervenção CC
3. Terapias contextuais de 3ª geração na doença: Princípios gerais de avaliação e intervenção, contextos de aplicação e estudos de eficácia
3.1. Terapias baseadas no Mindfulness
3.2. Terapias focadas na Compaixão (CFT)
3.3. Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)
4. Contextos específicos de intervenção CC
4.1. Doença oncológica
4.2. Dor crónica
4.3. Doença avançada e terminal: Cuidados paliativos
5. Comunicação em saúde
Docente(s) responsável(eis)
Marco Daniel de Almeida Pereira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho individual, em sala de aula: 25.0%
Trabalho de grupo relativo a uma aplicação prática, com apresentação em sala de aula: 35.0%
Teste individual, em sala de aula: 40.0%
Bibliografia
DiTomasso, R., Golden, B., & Morris, H. (2010). Handbook of CB approaches in primary care. New York: Springer.
Elsevier (2020). Effective communication for health professionals (2nd Edition). Elsevier Health Sciences.
McCracken, L. (2011). Mindfulness and acceptance in behavioral medicine: Current theory and practice. New Harbinger Publications.
Moorey, S. & Greer, S. (2012). Oxford guide to CBT for people with cancer. Oxford: Oxford University Press.
Moss-Morris, R. (2013). Adjusting to chronic illness: Time for a unified theory. British Journal of Health Psychology, 18, 681-686.
Sage, N., Sowden, M., Chorlton, E., & Edeleanu, A. (2008). CBT for chronic illness and palliative care. Chichester: John Wiley & Sons Ltd.
Sirois, F. M., & Rowse, G. (2016). The role of self-compassion in chronic illness care. Journal of Clinical Outcomes Management, 23(11), 521-52
Taylor, R. (2006). CBT for chronic illness and disability. New York: Springer.