Terapias Cognitivo Comportamentais em Crianças e Adolescentes I

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02039697
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

É recomendado que os alunos possuam conhecimentos de base prévios nas áreas de Psicopatologia e de Psicologia Clínica e Saúde. 

Métodos de Ensino

Serão utilizados essencialmente os métodos expositivo e interactivo. Realizar-se-ão igualmente atividades práticas, utilizando técnicas de modelamento participante, representação comportamental, discussão de casos e feedback.

Resultados de Aprendizagem

- Aquisição de conhecimentos que permitam a reflexão acerca dos principais paradigmas, modelos e estratégias de intervenção cognitivo-comportamentais na prática clínica com crianças e adolescentes, desde abordagens mais clássicas a abordagens de 3ª geração. Abordar alguns dos quadros clínicos mais prevalentes na infância e adolescência em termos de descrição clínica, classificação, epidemiologia, comorbilidade e etiologia, avaliação, conceptualização e intervenção cognitivo-comportamental.

- Espera-se a aquisição de conhecimentos teóricos e reflexão sobre os paradigmas em que assenta a prática da Terapia Cognitivo-Comportamental em crianças e adolescentes, de conhecimentos sobre algumas das perturbações mais prevalentes da infância e adolescência, e aquisição de competências  para efetuar diagnósticos, estabelecer os processos avaliativos adequados, conceptualizar o caso clínico e estabelecer uma estratégia terapêutica em termos cognitivo-comportamentais.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Desafios específicos das terapias CC com crianças e adolescentes: a. Aspetos desenvolvimentais relevantes para a TCC com crianças e adolescentes; b. A influência da família e questões práticas da intervenção na família; c. Os contextos clínico e escolar e o desenvolvimento de competências socio-emocionais; d. Intervenções assitidas por tecnologia para problemas de saúde mental em crianças e adolescentes.

2. Modelos teóricos específicos no âmbito da TCC com crianças e adolescentes.

3. A integração entre os modelos e as estratégias de intervenção, na formulação de caso cognitivo-comportamental.

4. A problemática da psicopatologia na infância e adolescência e as suas principais perturbações clínicas: Perturbação de Oposição, Perturbação do Comportamento, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, Depressão; Conflito pais/adolescente, intervenções com crianças, adolescentes e pais.

As aulas práticas estão articuladas com as teóricas, acompanhando as matérias aí lecionadas.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Soares Matos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 35.0%
Trabalho de síntese: 65.0%

Bibliografia

Friedberg, R. D., & McClure, J. M. (2015). Clinical practice of cognitive therapy with children and adolescents: The nuts and bolts (2nd ed.). New York: Guilford Press.

 

Graham, P., & Reynolds, S. (2013). Cognitive behaviour therapy for children and families (3rd ed.). Cambridge: Cambridge University Press.

 

Jongsma, A. E., Peterson, L. M., McInnis, W. P., Bruce, T. J. (2014). The child psychotherapy treatment planner: Includes DSM-5 Updates (5th ed.). New York: John Wiley & Sons Inc.

 

Joyce-Beaulieu, D., & Sulkovsky, M.L. (2015). Cognitive-behavioral therapy in K-12 school settings. New York: Springer.

 

Mash, E. J., & Barkley, R. A. (2014). Child psychopathology (3rd ed.). New York: Guilford Publications.

 

Shapiro, J. P. (2015). Child and adolescent therapy: Science and art (2nd ed.). New York: John Wiley & Sons Inc.

 

Weisz, J. R., & Kazdin, A.E. (2017). Evidence-based psychotherapies for children and adolescents. New York: Guilford Press.