Terapias Cognitivo-Comportamentais em Adultos I
1
2021-2022
02039686
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
É aconselhável que os alunos tenham já conhecimentos de base acerca das intervenções psicológicas na saúde mental. Parte considerável da bibliografia e material de estudo será em inglês pelo que se recomenda o domínio da língua.
Métodos de Ensino
Na componente teórica recorrer-se-á ao método expositivo, com frequentes apresentações de exemplos/casos clínicos que ilustrem os diversos quadros estudados. Na componente prática serão apresentados diversos exemplos clínicos, com recurso frequente ao modelamento das competências de formulação de caso, de estratégias de intervenção e a exercícios de simulação (role-play).
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos (1) conheçam o processo de intervenção clínica cognitivo-comportamental, (2) conheçam modelos específicos dos quadros clínicos abordados (depressão, fobia social e insónia) e (3) desenvolvam competências de avaliação, de conceptualização de caso e de intervenção cognitivo-comportamental.
Compet. teóricas:
1. Conhecimento dos pressupostos e princípios das terapias cognitivo-comportamentais com adultos;
2. Conhecimento dos modelos cognitivo-comportamentais para a compreensão e intervenção nos seguintes quadros clínicos: perturbações depressivas, perturbações ansiosas (ansiedade social), e perturbações do sono (insónia);
Compet. práticas:
1. Competências de formulação de caso cognitivo-comportamental;
2. Competências de intervenção terapêutica com adultos nos quadros lecionados.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O estado da arte das Terapias Cognitivo-comportamentais
2. Da avaliação clínica à formulação cognitivo-comportamental de casos clínicos
3. O protocolo de intervenção cognitivo-comportamental
4. Terapia cognitiva da Depressão
5. Intervenção cognitivo-comportamental na Insónia
6. Terapia cognitivo-comportamental das Perturbações Ansiosas - o caso específico da Fobia Social
Docente(s) responsável(eis)
Daniel Maria Bugalho Rijo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial de estudo de caso realizado em grupo, valendo 6 valores: 30.0%
Dois testes escritos sobre os conteúdos teóricos a realizar em sala de aula, valendo 7 valores cada um (14 valores): 70.0%
Bibliografia
Beck, A. T., Rush, A. J., Shaw, B. F., and Emery, G. (1987). Cognitive therapy of depression. Gilford Press.
Beck, J. (2011). Cognitive behavior therapy: Basics and beyond (2nd Edition). Gilford Press.
Corrie, S., Townend, M., and Cockx, A. (2016). Assessment and case formulation in cognitive-behavioural therapy. Sage Publications Ltd
Espie, C. A., & Kyle, S. D. (2012). Cognitive behavioural and psychological therapies for chronic insomnia. In T. J. Barkoukis, J. K. Matheson, R. Ferber& K. Doghramji (Eds). Therapy in sleep medicine. Elsevier.
Hofmann, S. G. and Otto, M. W. (2017). Cognitive behavioral therapy for social anxiety disorder: Evidence-based and disorder-specific treatment techniques (2nd Edition). Routledge.
Pinto Gouveia. J.(2000). Ansiedade Social:da timidez a fobia social. Coimbra. Quarteto Editora.
Wright, J.H., Brown, G. K., Thase, M. E., & Basco, M. R. (2017). Learning Cognitive-behavior Therapy: An Illustrated Guide (2 Rev Edition). American Psychiatric Pub.