Avaliação Cognitivo-Comportamental em Contexto de Investigação
1
2023-2024
02039675
Psicologia
Português
Presencial
TRIMESTRAL
3.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
É recomendável que os alunos tenham conhecimentos prévios nas área de psicopatologia e da psicologia clínica e da saúde, bem como de Avaliação Cognitivo-Comportamental em Contexto Clínico.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular (UC) será privilegiada uma articulação entre o método expositivo dos conteúdos programáticos (com recurso a meios audiovisuais) e treino de competências práticas em sala de aula, incluindo de análise crítica de artigos (análise guiada), mas também de identificação/seleção, adaptação/validação e interpretação de medidas de avaliação e medidas de eficácia. Para ilustrar a articulação entre avaliação e investigação serão convidados investigadores da área da intervenção CC que desenvolvem investigação sob a forma de ensaio clínico (e.g. RCT), seguindo-se um debate guiado.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular pretende fornecer conhecimentos sobre os princípios de avaliação cognitivo-comportamental (CC) em investigação, promovendo conhecimentos sobre nível de operacionalização (resultado/processo) e medida de constructos psicológicos, aplicação de diferentes métodos/técnicas da investigação em Psicologia Clínica e da Saúde aplicada, bem como sobre prática baseada na evidência, avaliando resultados de investigação sobre eficácia ou eficiência/efetividade das intervenções CC (e.g. magnitude do efeito). Serão analisadas questões sobre o uso de medidas nesta área, em particular as medidas centradas no doente, e será promovido o domínio dos recursos necessários à sua aplicação na investigação. Pretendem-se desenvolver competências de avaliação crítica de evidência empírica e compreensão do valor das abordagens baseadas na evidência para a intervenção CC, bem como demonstração da capacidade de aplicação destas abordagens na prática clínica e planeamento de investigação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Avaliação cognitivo-comportamental (CC) em investigação
1.1. Princípios gerais e questões emergentes de avaliação CC em investigação
1.2. Métodos de avaliação CC e informadores
1.3. Medidas de resultado e medidas de processo (mediadores/moderadores)
1.4. Fatores e processos transdiagnóstico
2. Medidas de avaliação e resultados centrados no doente
2.1. Contextualização e tipos de medidas/resultados
2.2. Importância do desenvolvimento e adaptação/validação de questionários de avaliação
2.3. Contextos de aplicação em investigação: Ensaios clínicos
3. Evidência empírica da eficácia da intervenção CC
3.1. Importância do desenvolvimento de programas de intervenção
3.2. Métodos e critérios para avaliar a evidência da investigação no que respeita à eficiência, efetividade e eficácia das intervenções CC
3.3. Medidas de avaliação de eficácia: Medidas binárias, medidas de precisão, magnitude do efeito
3.4. Exemplos de protocolos de intervenção: Diagnóstico-específicos e protocolo unificado
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho prático de grupo (10 valores): 50.0%
Teste individual, em sala de aula (10 valores): 50.0%
Bibliografia
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